Aécio usou aviões oficiais de Minas para 124 viagens ao Rio

O senador Aécio Neves (PSDB) governou Minas Gerais entre 2003 e 2010. Ao todo, foram mais de 2,6 mil dias de gestão do tucano no estado. Neste período, ele fez 124 viagens em aviões oficiais de Minas ao Rio de Janeiro, aos fins de semana.

Os deslocamentos, revelados pelo jornal “Folha de S. Paulo” na quarta-feira (23), apontam que Aécio Neves passou mais de 265 dias, ou seja, cerca de oito meses, em terras fluminenses. O cálculo foi feito com base nos dados divulgados pela reportagem.

De acordo com o texto, o tucano fez 69 viagens entre quinta e domingo para cidades fluminenses. Além disso, 55 deslocamentos foram feitos em dias úteis.

Levantamento feito pela Agência PT de Notícias em outubro de 2014 apontou que mais de 67% das viagens de Aécio Neves, eleito por Minas Gerais ao Senado Federal, foram para a capital fluminense. Os deslocamentos foram bancados com verba de transporte aéreo da Casa.

De acordo com o Portal da Transparência do Senado Federal, dos R$ 77 mil gastos por Aécio em passagens, entre 2011 e 2013, mais de R$ 50 mil foram com passagens para o Rio, o equivalente a mais de 67% do total utilizado pelo candidato tucano à Presidência.

Neste mesmo período, das 116 viagens oficiais realizadas pelo senador, 69 tiveram origem ou destino à capital fluminense, em especial, o aeroporto Santos Dumont.

Nos três anos pesquisados, Belo Horizonte foi origem ou destino de Aécio apenas 27 vezes.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Folha de São Paulo