A imprensa tem lado

Mais uma pesquisa DataFolha no ar e a grande imprensa, não mais tão grande assim, em polvorosa, desanda a criticar negativamente a gestão do presidente Lula. 

Após a última enquete, as capas dos jornais estamparam a manchete: “reprovação de Lula vai a 33%”.  Entenderam? O que aconteceu com os outros 77%? 

O número de satisfeitos com a gestão do presidente é de 35% e os que consideram a gestão regular formam 30%. Ou seja, o governo tem 65% de aprovação. Qual seria, então, o interesse das manchetes em destacar o baixo valor de reprovação? 

Em uma análise um pouco mais profunda, facilmente constatamos que o índice de reprovação representa o eleitorado do Capitão Capiroto. Uma parcela da população que sempre falará mal de Lula, mesmo que o atual presidente os coloque no céu. 

A verdade é que a imprensa se esconde sob a égide da imparcialidade para adotar uma postura ideológica. Exatamente, são os mesmos que, na campanha de 89, rotularam Lula de diabo e influenciaram o voto no Collor. São os mesmos que pintaram FHC com as críticas ferrenhas ao PT e Lula por duas vezes. 

Dessa forma, não me preocupo com essas pesquisas. Acredito que o governo tenha que fortalecer a comunicação com a população. Continuar trabalhando no ritmo atual e dar respostas concretas, especialmente para os mais vulneráveis deste País. 

Caso contrário, continuaremos a presenciar históricas tragicômicas, como a de 2 senhoras humildes, em um ônibus abarrotado de gente, reclamando que o Lula não pagou  o dividendo da Petrobras. Se elas soubessem que os dividendos beneficiam apenas meia dúzia de pessoas que ganham rios de dinheiro, investindo em capital não produtivo; acho que o comentário seria diferente. 

Enfim, é preciso mais unidade no PT para enfrentarmos essa triste realidade e ganharmos a eleição de 2026.