Pesquisar
Close this search box.

“Situação dos trabalhadores da usina de lixo do P Sul é estarrecedora”, afirma Chico Vigilante

O deputado distrital fez uma visita, hoje (1º), conjuntamente com o pessoal do sindicato dos trabalhadores do SLU – os trabalhadores da limpeza pública do Distrito Federal – à usina de tratamento de lixo localizada no Setor P Sul de Ceilândia e falou sobre a situação dos trabalhadores do local na sessão extraordinária desta tarde, da CLDF. Segundo Vigilante, “é estarrecedora a situação . Nunca vi um negócio tão tenebroso quanto aquele local de trabalho”.

“O mais grave é saber que o SLU colabora para precarizar ainda mais a situação daqueles trabalhadores. Há trabalhador naquela usina que ganha R$ 1.180, realizando seu serviço no meio do lixo, sem equipamentos de proteção individual e sem receber adicional de insalubridade. Isto porque o SLU aceitou uma licitação onde a insalubridade deles, que era paga no grau máximo, de 40%, caiu para 20%”, denunciou o deputado.

O parlamentar afirmou que voltou da visita “realmente indignado” com tudo o que viu em relação à situação desses trabalhadores e trabalhadoras. Vigilante pediu uma audiência com o conselheiro Inácio Magalhães, do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) para tratar o assunto. “Vamos levar a ele uma reclamação formal sobre essa licitação do SLU. Vamos atuar para impedir que isso continue acontecendo, pois esses trabalhadores não podem continuar sendo explorados dessa forma”, frisou.