Secretário e técnicos em Meio Ambiente agradecem a deputado emenda para a área

Durante reunião realizada nesta segunda-feira (12) na Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF), o titular da pasta, José Sarney Filho, bem como técnicos da área e pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) agradeceram formalmente ao deputado distrital Chico Vigilante (PT) pela destinação de emendas de sua autoria que permitiram o andamento de projeto de pesquisa em unidades de conservação do DF. Os recursos destinados pelo parlamentar, que sempre demonstrou compromisso com a preservação do Meio Ambiente ao longo de sua vida pública, permitirão aquisição de equipamentos e trabalhos de busca de material biológico em campo, conforme explicaram pesquisadores e o próprio secretário.

“Fizemos questão de agradecer pessoalmente ao deputado pela sua contribuição e destacar a a importância dessa verba para o desenvolvimento dessa pesquisa, que é de tanta relevância para o meio ambiente do DF e os mapeamentos que temos feito nos últimos anos para observação da nossa fauna”, enfatizou Sarney Filho.

Também a veterinária Ana Paula Nunes Quadros, coordenadora do projeto, disse que os recursos chegam em ótimo momento para contribuir com a celeridade e eficiência da pesquisa. “Estamos acostumados a trabalhar com material emprestado, o que sempre atrasa as atividades e mostra a precariedade da nossa estrutura. Agora teremos condições de realizar uma pesquisa com melhores condições, já a partir do Parque Nacional”, acentuou ela.

Violações – Chico Vigilante agradeceu a iniciativa e aproveitou para se inteira com técnicos e o próprio secretário sobre as ações de violação ao meio ambiente, assim como o combate e mapeamento que tem sido feito pelo poder público. Ele também demonstrou satisfação de ver que a emenda orçamentária de sua autoria terá uma boa finalidade e se comprometeu a, sempre que possível, contribuir com outras emendas que levem a projetos semelhantes no âmbito do Distrito Federal.

O projeto em questão é de avaliação sanitária de carnívoros silvestres das unidades de conservação do DF e está sendo executado por meio de parceria entre a Sema-DF e a Fundação Grupo Esquel Brasil por atuação em rede com a Jaguaracambé – Associação para Conservação da Biodiversidade. O objetivo é descrever agentes causadores de doenças infecciosaas em animais carnívoros.

Etapas – Na prática, consiste em quatro etapas, de um ano de duração, que permitem na aquisição de bens duráveis e de consumo para materiais de campo e laboratório, realização de expedições para monitoramento e colheita de amostras biológicas, análises laboratoriais e ações de educação ambiental.

As coletas de amostra estão previstas para serem iniciadas na Estação Ecológica de Águas Emendadas, Parque Nacional de Brasília e na Área de Preservação Ambiental (APA) da Cafuringa. Fazem parte das espécies a serem trabalhadas, dentre várias outras, o lobo guará, o quati, o cachorro do mato, a raposinha do campo, a jaguatirica e o furão brasileiro, além de cães e gatos domésticos.

 

Acompanhe as redes do mandato mais atuante do DF:
facebook.com/chicovigilanteoficial
Instagram.com/chicovigilanteoficial
Twitter.com/Chico_vigilante