Pesquisar
Close this search box.

“José Oscar é um herói da classe trabalhadora brasileira”, diz Chico Vigilante

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) foi responsável de momentos de grande emoção durante a sessão desta noite (30) da CLDF que homenageou o advogado José Oscar Pelucio. Vigilante detalhou episódios em que os dois se conheceram e travaram várias lutas em defesa dos trabalhadores do Distrito Federal, nos anos 70. Por iniciativa de Vigilante, Pelucio – que também completou nesta terça-feira 93 anos –recebeu o título de cidadão honorário de Brasília durante a solenidade.

 

Veja abaixo, a íntegra da fala do deputado distrital Chico Vigilante:

 

“Em 1979 resolvemos fazer uma greve de vigilantes, mas não tínhamos sindicato, nem associação. E os vigilantes me escolheram para liderar essa greve. Logo em seguida o companheiro Zé Neves chegou com José Oscar, a quem me apresentou e disse que ele iria nos ajudar.  E assim ele fez sem nada receber. José Oscar viajou até Belo Horizonte, pagando a passagem do próprio bolso, porque naquele tempo a sede do Tribunal Regional do Trabalho estava localizada lá, para conversar com o presidente do Tribunal a nosso respeito.

Por conta dessa sua atuação, o presidente do Tribunal designou o vice-presidente para vir a Brasília resolver a greve. Foi com a ajuda da sua intermediação e por meio desse seu trabalho que saímos vitoriosos no movimento.

Na época, a única coisa que José Oscar me pediu foi para que não citasse seu nome nem o chamasse para falar em público. Eu não entendi por que. Depois é que descobri o motivo: estávamos na ditadura e ele tinha acabado de sair de uma tortura. Mas ao comemorarmos a vitória da greve ficamos tão empolgados que não nos seguramos. E durante o encontro que fizemos junto aos vigilantes ele falou, chorando de emoção e sendo aplaudido por todos.

Foi através de José Oscar que pude, também, conhecer o Luiz Carlos Prestes, pude sentir o quanto que a ditadura era perversa, desumana e nojena. Como um homem com o coração de José Oscar tinha sido torturado? Como um homem tão extraordinário foi privado de estar no seio da sua família?

Por tudo isso, estou muito feliz de podermos fazer-lhe essa homenagem. Porque existem pessoas santas e existem heróis. E você, José Oscar, é um herói da classe trabalhadora brasileira por tudo o que você fez por todos nós. O que você fez pelos vigilantes foi o mesmo que fez pelos trabalhadores da construção civil, pelos professores do DF, a mesma prática que levou para dentro da OAB.

Portanto, meu amigo, esse título de cidadão de Brasília é o reconhecimento que estamos finalmente lhe dando. Se não fosse você, José Oscar, a nossa e tantas outras categorias não existiriam como profissão respeitada. E a vida dos trabalhadores brasileiros, que atualmente enfrenta muitos problemas, teria sido muito pior. Temos aqui, portanto, um grande brasileiro!”.

Acompanhe as redes do mandato mais atuante do DF:
facebook.com/chicovigilanteoficial
Instagram.com/chicovigilanteoficial
Twitter.com/Chico_vigilante