Deputado manifesta apoio a jornalistas do Congresso Em Foco que sofreram ameaças

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) manifestou solidariedade aos jornalistas do Portal Congresso em Foco, que têm sido alvo de ameaças pela realização de reportagens envolvendo vendas e propostas para quem aceitar disseminar fake news que ajudem no projeto de reeleição do presidente Bolsonaro. “Quero manifestar minha solidariedade aos jornalistas do portal e dizer que são muito graves essas ameaças. É muito importante que o governador do DF converse com o diretor da Polícia Civil e determine a adoção das devidas providências. Temos uma polícia competente, que descobre esse tipo de vagabundo em qualquer lugar no planeta e precisamos saber quem é esse facínora para que possamos colocá-lo na cadeia. Já fui ameaçado por um facínora do tipo e sou testemunha dessa atuação. Esse meliante precisa parar de atazanar a vida dos jornalistas e de outros brasileiros. A equipe do site conta com todo o meu apoio para isso”, destacou o parlamentar.

Segundo Vigilante, “além de um ato que fere totalmente a democracia e a liberdade de expressão, os jornalistas estão convivendo com bandidos, que fazem questão de ameaça-los de várias formas”. “Temos de denunciar, exigir toda a investigação necessária sobre o caso e impedir que mais atos desse tipo se repitam”, frisou. O caso, conforme contou o parlamentar, começou em 4 de junho, quando uma reportagem do jornalista Lucas Neiva denunciou que, no site intitulado 1500.cham, grupo de discussão onde as pessoas podem interagir de forma anônima, um apoiador do presidente Jair Bolsonaro ofereceu pagamento em criptmoedas para quem aceitasse produzir e disseminar fake news que ajudassem o projeto de reeleição do presidente.

“Neiva foi ameaçado de morte e dois dias depois, a editora do Congresso em Foco Vanessa Lippelt também começou a sofrer ameaças. Ela recebeu um e-mail com a foto de um revólver e texto com os seguintes dizeres: ‘Eu já tenho seus dados e os dados de toda sua família. Viajarei até sua casa com a arma que estou enviando a foto em anexo, tenho 200 balas, assim fazer a festa no seu cafofo e provavelmente morrer em um belo confronto com a polícia depois de estuprar você e todas as crianças presentes’, informou Chico Vigilante.

Bomba – “Além dessas ameaças, o site sofreu ataques que o tiraram do ar e produziram instabilidade. Também foi enviado um e-mail com ameaça de bomba, o que resultou na determinação durante todo o mês de se evitar o uso da redação. Diante de tudo isso, o Congresso em Foco viu-se obrigado a tomar providências no sentido de aumentar a sua segurança digital e dar conforto psicológico à equipe traumatizada”, relatou o distrital.

Conforme informações da equipe do Congresso em Foco, foi descoberto, no curso dos episódios, que a mesma pessoa que ameaçou o portal fez ameaças semelhantes a outras pessoas, como a vereadora trans Duda Salabert, do PDT de Belo Horizonte, a deputada Sâmia Bonfim (Psol-SP) e a ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS). “Quero dizer à equipe do Congresso Em Foco que conte comigo para as apurações e na luta contra ataques como esses aos jornalistas”, destacou o deputado distrital.

Acompanhe as redes do mandato mais atuante do DF:
facebook.com/chicovigilanteoficial
Instagram.com/chicovigilanteoficial
Twitter.com/Chico_vigilante