Nesta terça-feira (25/8), impetrei ação para que a Secretaria de Saúde do Distrito Federal retorne, em sua integralidade, a divulgação diária dos dados epidemiológicos relativos à pandemia (COVID-19). A petição dirigida ao Tribunal de Justiça do DF é para que a secretaria retome a metodologia anterior.
Romper com essa metodologia ou “fugir dessa metodologia”, como disse o Secretário da Saúde, põe em risco a vida e a saúde da população, que já está acostumada com as informações até então divulgadas e pode afrouxar os cuidados, achando que a pandemia já passou, por conta de dados imprecisos sobre as mortes causadas pela COVID-19.
A ação evidencia o direito de todo cidadão receber informações das autoridades públicas, segundo a metodologia desenvolvida por autoridades científicas em epidemiologia, empregada nos demais entes da federação e com a qual a população já estava familiarizada.
Por essas razões que esconder os números de pessoas mortas em razão do coronavírus é uma medida absurda da Secretaria de Saúde. O Distrito Federal precisa saber efetivamente o que está acontecendo.
Clique aqui para visualizar a íntegra da Petição.