Parlamentar pede unidade de esquerdas em sessão solene de 42 anos do PT

Durante sessão solene realizada na noite de ontem (8), pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) em homenagem aos 42 anos de criação do Partido dos Trabalhadores (PT), o deputado distrital Chico Vigilante (PT) um dos autores do requerimento para a sessão (ao lado da deputada Arlete Sampaio) e um dos fundadores da legenda pediu a todos uma união para mudar o país outra vez e retirar o Brasil do período momento em que vive,  segundo ele marcado pelo fascismo e negacionismo.

“Acho muito importante esse momento de comemoração. Fico lembrando do ato de criação do PT, do qual participei em São Paulo, como representante do Distrito Federal. Lembrei da entrada no local de pessoas como Manoel da Conceição, um cara que foi torturado durante a ditadura, no Maranhão. De pessoas como Apolônio de Carvalho, Perseu Abramo e tantos outros. Mas a imagem que mais me marcou foi quando duas freiras entregaram, naquela data, um buquê de rosas brancas a um então sindicalista chamado Luiz Inácio Lula da Silva”, contou Vigilante.

Ele destacou que ao longo desse período o PT passou por muitos momentos difíceis. E lembrou um deles, em que era aniversário do Lula e como sabiam que ele estava num momento de reflexão, isolado em casa, viajaram ele (Chico Vigilante), Jaci Afonso e Sigmaringa Seixas  até São Paulo para abraça-lo, ao lado de poucas pessoas.

“Temos de lembrar de todas as lutas que foram traçadas ao longo desse tempo, como a do companheiro Chico Mendes, em Xapuri (AC) ou as greves do ABC em São Paulo e as que fizemos aqui. Mas precisamos, mais ainda, lembrar o glorioso momento de redenção que a classe trabalhadora teve com a posse de Lula como presidente, em 2003”, enfatizou.

De acordo com Chico Vigilante, “o duro é chegarmos à conclusão, agora, de que o fascismo existe, está aí na nossa porta. Saber que temos hoje um governo sanguinário, que mata, que não quer reforma agrária e que desacata a toda hora, sob o estímulo do presidente, os direitos humanos”.

“Essa situação tem de ser combatida por todos nós, homens e mulheres. Esse é o momento de juntar todos os que acreditam em um mundo diferente. A situação nos lembra o período das Diretas Já, quando todos se uniram para combater o autoritarismo no país e conseguir eleições diretas para governadores. Só que agora a luta é mais grave, porque é contra o fascismo. O PT tem de ter sabedoria e humildade nesse momento”, enfatizou o parlamentar.

Chico Vigilante destacou também que mesmo em meio ao período difícil há muito a comemorar em função do que foi feito nos governos do PT lá atrás. Citou como exemplo a eleição, ontem, do desembargador José Cruz Macedo para presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). “Macedo pertenceu ao escritório do Sigmaringa Seixas e defendeu muitos presos políticos no período da ditadura. Um deles fui eu. Apesar de extremamente competente e preparado juridicamente, ele só foi indicado a desembargador porque houve um momento de democracia neste pais em que se pôde mencionar e indicar profissionais desse tipo. E agora, vemos com orgulho que chega ao comando do nosso Judiciário”, afirmou.

“Portanto, prego aqui a unidade das esquerdas para mudar o Brasil e o Distrito Federal. Parabéns a todos os petistas. Nosso futuro é a unidade das esquerdas para mudar novamente esse país”, concluiu o distrital.