Governador Ibaneis entra na luta para garantir empregos na limpeza urbana ]*

 

Estou extremamente preocupado com a possibilidade de demissão de 2.500 trabalhadores da limpeza urbana do Distrito Federal. São trabalhadores terceirizados, que fazem a limpeza da nossa cidade, em um quadro formado por 5 mil mulheres e homens.

O fato, é que está em fase final uma licitação, muito malfeita, que deixou de fora serviços básicos e essenciais para a limpeza urbana.

De forma inexplicável, o edital não contemplava a varredura das ruas, pintura de meios-fios, poda de arvores, a catação e o desentupimento de bueiros.

O resultado dessa incompetência gerencial, é que 2.500 trabalhadores poderão ser demitidos, além, de ampliar absurdamente a metragem de varrição a ser feita por trabalhador de 2.700 metros quadrados – que já é desumano – para 5 mil.

É um verdadeiro crime atentado contra os trabalhadores.

Ontem, à noite, recebi um telefonema do Governador Ibaneis que me convidou a comparecer ao Palácio do Buriti em uma audiência. Ele me contou que está extremamente preocupado com a possibilidade das demissões.

Recordei-o de que venho brigando contra essa situação desde o governo passado, mostrando que a licitação foi realizada de forma errada e que Brasília não suporta mais tanto desemprego.

O governador se mostrou altamente sensibilizado e afirmou que está disposto a comprar a briga para que estes trabalhadores não sejam demitidos. Nesse sentido, expressei que ele terá todo o meu apoio.

Hoje, mesmo, tive uma reunião, em meu gabinete, com o presidente do Sindlurb, Cláudio de Oliveira, e membros da diretoria do sindicato, para organizar uma mobilização da sociedade brasiliense em apoio a esses trabalhadores de forma a não aceitar, sob nenhuma hipótese, essa redução da força de trabalho na limpeza urbana.

Acredito que o Governador Ibaneis tenha coragem suficiente para cancelar essa licitação e ordenar que seja realizado outro certame e, desta forma, salvar o emprego de milhares de trabalhadores.

*Chico Vigilante*
_Deputado distrital (PT)_