ONU decide que Lula tem direito a ser candidato

Nesta sexta-feira, o Comitê de Direitos Humanos da ONU acolheu pedido liminar dos advogados do ex-Presidente Lula e determinou ao Estado Brasileiro que “tome todas as medidas necessárias para que para permitir que o autor [Lula] desfrute e exercite seus direitos políticos da prisão como candidato nas eleições presidenciais de 2018, incluindo acesso apropriado à imprensa e a membros de seu partido político” e, também, para “não impedir que o autor [Lula] concorra nas eleições presidenciais de 2018 até que todos os recursos pendentes de revisão contra sua condenação sejam completados em um procedimento justo e que a condenação seja final”.

Essa decisão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) demonstra efetivamente a perseguição estabelecida contra o presidente Lula. Reconhece, também, que o judiciário brasileiro está violando direitos fundamentais do ser humano, no caso de Lula.

Ao determinar ao Estado Brasileiro que Lula tenha o direito a disputar as eleições, a ONU revela ao mundo como a direita brasileira é perversa. Também serve para revelar aos inocentes úteis, do quanto são constantemente usados pelos poderosos para difamarem o presidente Lula.

A ONU coloca em maus lençóis os tribunais superiores do Brasil que, ao agir politicamente e orquestrados com a direita brasileira e com o capital internacional, tentam impedir a candidatura do nosso ex-presidente.

Tenho muito expectativa que, agora, com essa decisão, cessem de vez as perseguições ao presidente Lula e que ele possa, assim, com o apoio da população brasileira se sagrar vencedor das eleições já no primeiro turno.

Deputado Chico Vigilante, líder do Partido dos Trabalhadores na CLDF