CLDF concede Título de Cidadão Honorário a professor aposentado da UnB

O professor titular aposentado da Universidade de Brasília, João Ferreira, é o mais novo agraciado com o Título de Cidadão Honorário de Brasília. O título foi entregue na noite desta terça-feira (23/5) em cerimônia realizada na Câmara Legislativa.

Autor da iniciativa, o deputado Chico Vigilante conta que tem procurado homenagear as pessoas que se dedicam a Brasília. Chico Vigilante fez uma alusão à época conturbada que o professor chegou em Brasília, durante a Ditadura Militar, para lecionar na Universidade de Brasília, foco da resistência. “Em 1968, o senhor chegou aqui para trazer luz e conhecimento”, refletiu.

A cerimônia começou com a exibição de um documentário contando a história do Professor João Ferreira, desde os princípios da vida, em Portugal, contando todas as honrarias recebidas. Em seguida, houve apresentação de uma orquestra de violoncelos formada por alunos da Escola de Música de Brasília.

O professor Doutor João Ferreira conta que, embora esteja recebendo nesta noite o título de cidadão honorário, ele sente-se como um “habitante brasiliense” desde o dia 10 de janeiro de 1968, data que chegou ao DF. “É a realização de um sonho. É uma cidade fantástica. Uma cidade que tem muita ternura minha”, disse ao receber a honraria.

João Ferreira, que se naturalizou no ano de 1977, conta que a relação com a cidade de Brasília é de parceria. “Brasília passou a ser parceira. Onde eu ia, levava o nome de Brasília mostrando um jogo mútuo entre as partes”, contou.

Professor de cerca de 5 mil alunos em quase 50 anos de magistério, o professor demonstra gratidão à cidade. “Durante 50 anos, dei minha inteligência a Brasília. E Brasília me retribuiu com família, amigos e alegria de viver”, contou.

O vice-presidente do Conselho Cultural da Câmara Legislativa, Theófilo Silva, afirmou que o homenageado ajudou muito o país com conhecimento. Theófilo lembrou que o luso-brasileiro já demonstrava sinais de grande capacidade intelectual já na tese de doutorado com a biografia do Papa João XXI, conhecido como Pedro Hispano.

O presidente da Academia Taguatinguense de Letras, Gustavo Dourado, que foi aluno do homenageado, contou que juntos criaram o Centro Acadêmico de Letras, na UnB. Para ele, o professor João Ferreira é um homem de grande capacidade intelectual e, ao mesmo tempo, é simples e humilde. “Demonstra seu doutoramento, mas simplifica a sua sapiência com sua verve poética”, testemunhou.

Para o diretor do Museu Nacional da República, o artista-plástico Vagner Pacheco Bastos, o professor homenageado veio do além-mar para ensinar, contribuir e somar. “É um conquistador de amores”, confessou.

Meireluce Fernandes da Silva, presidente da Academia Internacional de Cultura, contou que o título recebido nesta noite era desejo antigo do homenageado. “O único título que eu gostaria de receber é o de cidadão honorário de Brasília”, ele contou.

Ela, que foi aluna e colega de sala de aula de João Ferreira, avalia que a honraria concedida foi muito digna. “Sou testemunha ocular deste currículo brilhante que ele possui. Hoje, você está galgando esse merecido título”, disse.

A cerimônia também teve muitos momentos de emoção com familiares, alunos e amigos prestando homenagens a João Ferreira em forma de poemas e depoimentos.

História – Nascido em 17 de fevereiro de 1927, no Distrito de Vila Real, em Portugal, João Ferreira vive em Brasília há quase 50 anos. É doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antoniana de Roma e PhD em Literatura Portuguesa pela Universidade do Porto.

O professor luso-brasileiro tem mais de 50 títulos literários publicados. Dentre as publicações, destaque para a tradução do “Dicionário de Política”, de Norberto Bobbio.

Recebeu, em 2006, a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique, uma das mais altas honrarias do Governo de Portugal. Na ocasião, recebeu a comenda das mãos do presidente português.