Debates e cuidados com a saúde marcam comemoração do Dia das Mulheres em Ceilândia

A importância de se combater a violência doméstica marcou a abertura do café da manhã oferecido para pelo deputado Chico Vigilante (PT), na manhã deste sábado (12), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

O parlamentar fez uma reflexão sobre o delicado tema, citando os vários casos de violência contra a mulher que marcaram a história. Entre outras, ele citou a mutilação genital de milhares de meninas, comum em alguns países africanos, e a morte das 129 operárias  nos Estados Unidos queimadas  vivas dentro da fábrica porque  reivindicavam  a redução da jornada e melhores condições de trabalho.  Este último fato originou a comemoração do Dia Internacional da Mulher.

Vigilante aproveitou para chamar a atenção das participantes para a importância de ser debater o tema constantemente. Só com o amplo debate e a conscientização evitará que mais mulheres morram vítimas da desinformação e do preconceito .

 “O assassinato trágico da estudante da UNB mostra o quanto o homem vê a mulher como objeto de propriedade. Devemos modificar a lei e o crime contra a vida de uma mulher, considerando-o crime hediondo”, propôs.

“Venho de uma família onde a mulher é tratada com respeito. Para mim é inadmissível que em pleno século XXI muitos homens ainda tratem as mulheres como coisas”.

Saúde – Na palestra sobre a saúde feminina, a médica Marília Cunha orientou as mulheres sobre a importância de se criar uma política de saúde integral da mulher.

“Devemos entender que a mulher tem necessidades diferentes das dos homens que começam com os cuidados com a saúde”, disse a especialista.

“Não é uma luta fácil, temos que conscientizar os companheiros a nos ajudar”, orientou.

Ela também citou a importância das mães ficarem atentas à vacinação das meninas contra o papiloma vírus (HPV), para reduzir o número de casos de câncer de colo de útero.

 “A vacinação visa também um resultado a longo prazo. Ainda que crianças e muitas adolescentes não tenham vida sexual ativa, elas já estarão protegidas, se tiverem algum contato com o vírus”, alertou a médica.

No evento, o público feminino contou com dicas de cuidados com a pele, maquiagem, aferição de pressão arterial e atendimento jurídico.