Governador anuncia pagamento parcial de licenças-prêmio

O GDF anunciou, no último dia 19 de maio, o cronograma de pagamento das licenças-prêmio dos profissionais da educação que se aposentaram em 2015. No entanto, a medida excluiu cerca de 400 professores e orientadores educacionais que atingiram o prazo para aposentadoria este ano.

De acordo com o Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), o anúncio feito pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB) está incompleto, tendo em vista que quem se aposentou em 2016 vai permanecer com o prejuízo de não receber o direito. Ao não fazer o pagamento do benefício destes profissionais, o governo deixa de cumprir a Lei Complementar 840/2011, que garante o pagamento da pecúnia em até 60 dias.

Para a diretora do Sinpro-DF, Silvia Canabrava, o GDF precisa cumprir a lei pagando a pecúnia de todos os aposentados. “Como se não bastasse, o cronograma anunciado não está claro. Não sabemos quem vai receber e quando”, criticou.

Canabrava afirmou também que se reuniu com representantes do Executivo e eles se comprometeram a estabelecer um calendário mais claro que atinja todos os aposentados.

O deputado Chico Vigilante (PT) colocou-se ao lado dos professores e destacou que o direito garantido precisa ser pago. “Está na lei. O GDF precisa parar de dar o calote nesses profissionais que tanto contribuíram com a educação de nossas crianças e adolescentes”, destacou.

Como forma de pressionar o governo local, o Sinpro-DF ingressou com uma denúncia no Ministério Público do DF pelo descumprimento da Lei 840/2011.

Sobre o anúncio –  Em entrevista coletiva, o governador prometeu conceder o pagamento das licenças a 1.078 servidores que se aposentaram no ano passado. Até dezembro, devem ser usados R$ 92 milhões para cumprir estas obrigações trabalhistas.

Tem direito a receber a licença-prêmio o servidor que, a cada cinco anos, tinha direito ao descanso de três meses e, não optando pelo gozo do direito, recebeu este período em forma de pecúnia quando se aposentou.

Rollemberg também anunciou que irá prorrogar todos os concursos que vencem neste ano.

Por Marcos Paulo Lima
Foto: Sinpro-DF