Pesquisar
Close this search box.

Chico Vigilante apoia projeto de compartilhamento de bicicletas no DF

Na manhã desta quarta-feira (28/5), Brasília passou a ter inicialmente à disposição 100 bicicletas para compartilhamento, e um aplicativo voltado para as ciclovias da capital. A iniciativa, que também beneficiará turistas que vierem à cidade durante a Copa do Mundo – com início em 15 dias, pretende estimular formas alternativas de transporte e será expandida futuramente. O modelo que já existe e tem dado muito certo em outras cidades do Brasil como o Rio de janeiro e São Paulo agora também fará parte de uma rotina de ida mais saudável para os brasilienses. “Hoje é um dia especial para todos nós porque estamos colocando em prática uma ação concreta para o uso da bicicleta. Essa é uma estratégia importante e faz parte de uma política de governo e não uma ação isolada, tanto que temos a maior malha cicloviária do país”, frisou o governador Agnelo pouco antes de utilizar uma das bicicletas para deslocamento do Memorial JK à Praça do Buriti. Pelo planejamento do GDF, neste primeiro momento a cidade receberá 10 estações, cada uma com 10 bicicletas, totalizando 100, mas em uma segunda etapa o número de bicicletas disponíveis aumentará para 400. Um desses pontos do “Bike Brasília”, localizado no Memorial JK, foi palco, hoje, da solenidade que marcou o início desse serviço e foram posicionados em áreas estratégicas e de grande circulação de pessoas. Resultado de uma parceria público-privada, que envolve as empresas Samba/Serttel e o Itaú Unibanco, o sistema de compartilhamento de bicicletas do DF terá 40 estações em seu pleno funcionamento. As bicicletas estarão à disposição dos usuários todos os dias da semana, das 6h às 0h, e para utilizá-las é necessário preencher um cadastro na internet e efetuar o pagamento de uma taxa anual de R$ 10. Ao finalizar o procedimento de cadastro, a pessoa poderá fazer uso da bike, durante 1h. Após esse período, para assegurar a gratuidade por mais de uma vez em um mesmo dia e permitir que mais pessoas tenham acesso a esse sistema, o ciclista deverá esperar um período de 15 minutos para utilizar novamente a bicicleta. Caso opte por não fazer a pausa, o usuário deverá pagar R$ 5 por hora excedente. Com uso de tecnologia moderna, as estações desse projeto de compartilhamento funcionarão com energia solar e são interligadas por um sistema de comunicação sem fio que opera pela rede GSM e 3G. Para usar a bike, que tem fabricação 100% nacional e pesa em torno de 15 quilos, o ciclista poderá destravá-la por um aplicativo para smartphones ou por meio de uma ligação para o número 4003-9846. O “Bike Brasília” será operado de forma semelhante ao sistema que foi implantado em São Paulo, Pernambuco, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro, que foi o primeiro do país a adotar o sistema, em outubro de 2011, e já conta com mais de 3 milhões de viagens e cerca de 200 mil usuários cadastrados.