O deputado distrital Chico Vigilante, reconhecido como um dos maiores defensores dos trabalhadores no DF, declarou seu compromisso com a saúde pública e a valorização dos médicos da Capital.
Após receber médicos em greve em seu escritório político em Ceilândia, o parlamentar declarou: “Não vou deixar de cuidar da saúde e lutar ao lado desses profissionais.”
A greve dos médicos do DF, iniciada no dia 3 de setembro de 2024, expõe uma crise alarmante: os profissionais estão em busca de melhores condições de trabalho, reposição salarial e o devido reconhecimento da categoria.
O deputado destacou que a saúde pública no DF enfrenta um cenário crítico, marcado por falta de estrutura, demora nos exames e a redução de mais de mil médicos nos últimos anos, impactando severamente o atendimento à população.
“Apesar de Brasília ter o maior número de médicos por habitante no Brasil, a realidade é de precariedade no serviço público. O salário inicial desses profissionais está muito abaixo do que recebem na iniciativa privada. A reposição salarial é uma questão urgente, ou continuaremos perdendo mais profissionais essenciais”, alertou o parlamentar.
Chico Vigilante reforçou que a greve dos médicos é mais do que uma luta por direitos da categoria. Ela é uma defesa enfática do Sistema Único de Saúde (SUS), que vem sendo enfraquecido pela desvalorização de seus profissionais e pela falta de investimentos. “Em apenas alguns anos, a quantidade de médicos disponíveis para atender a população caiu 27%, comprometendo gravemente o acesso à saúde de qualidade”, destacou.
O deputado concluiu sua fala com um chamado à ação, se comprometendo acompanhar de perto a mobilização dos médicos na Câmara Legislativa, marcada para o dia 10 de setembro.”Valorizar os profissionais de saúde é valorizar a vida de cada cidadão. Seguiremos firmes e inabaláveis na defesa de uma saúde pública digna e de qualidade para todos.” conclui ele.