Pesquisar
Close this search box.

Voluntários do DF se preparam para o Mundial

Até o final de maio, inscritos aprenderão sobre turismo, mobilidade, integração e segurança para atuar no megaevento

BRASÍLIA (28/4/14) – Enquanto torcedores aguardam a convocação das 32 seleções que estarão em campo no Brasil a partir de junho, um time de craques já começou o treinamento para a Copa do Mundo da FIFA™. Cerca de 1,6 mil inscritos no programa “Brasil Voluntário” iniciaram a etapa presencial da preparação no Distrito Federal.

Além do módulo sobre turismo, aplicado neste fim de semana, os voluntários assistirão a palestras sobre mobilidade e participarão de atividades de integração, segurança e primeiros socorros nos próximos finais de semana. O mesmo curso, formulado pela Universidade de Brasília, será aplicado nas outras 11 cidades-sede, simultaneamente.

A servidora pública Glaucia Maria Ferreira, 42 anos, é apaixonada pelo trabalho em grandes eventos. No ano passado, foi voluntária na abertura Copa das Confederações da FIFA™ e na Gymnasiade, as Olimpíadas Mundiais Escolares. Agora ela se prepara para trabalhar no Mundial. “Adorei a troca de culturas, e me apresentar no Mané Garrincha foi incrível! Torço para que a Copa seja um sucesso”, garante.

A responsável pela elaboração do curso e decana de Extensão da Universidade de Brasília (UnB), Thérèse Hofmann, explicou a metodologia do curso: “O treinamento é baseado no que fizemos para a Copa das Confederações, e já teve uma fase virtual. Acima de tudo, é uma capacitação cidadã, para além dos megaeventos.”

LEGADO – Segundo Thérèse, a formação dos voluntários é um legado importante para o DF. “Além da Copa, vamos receber jogos de futebol das Olimpíadas 2016 e a Universíade, em 2019. As pessoas estarão aptas para atuar em qualquer megaevento e em situações do dia a dia”, explicou a professora.

A coordenadora do “Brasil Voluntário” no DF, Helena de Lima, ressaltou a forte participação dos moradores da capital no processo seletivo. “Tivemos cerca de 3,5 mil inscrições para as 1,5 mil vagas que abrimos. Já é um sucesso”, apontou. “Esses voluntários farão parte da história do evento, e a experiência é para a vida toda. É um patrimônio para eles e para o DF”, concluiu.

ANSIEDADE – Jonilton Lima Torres, 18 anos, está ansioso para estrear como voluntário na Copa do Mundo da FIFA™. “É muito legal saber que a gente está ajudando. Não recebemos em dinheiro, mas ganhamos muito em conhecimento, o que é muito mais importante”, disse o morador de Planaltina.

Daqui a 47 dias, Jonilton pode estar entre os 1,5 mil voluntários que atuarão em áreas estratégicas do DF, como o Aeroporto JK, a FIFA Fan Fest, no Taguaparque, e o estádio Mané Garrincha.

(I.M.*)