O novo aumento de preços de combustíveis nos postos de gasolina do Distrito Federal durante o último final de semana foi outro motivo de pronunciamento feito hoje (10) pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT), durante sessão ordinária da Câmara Legislativa do DF (CLDF). O parlamentar reclamou da medida, que não foi anunciada e foi justificada pelo setor como resultado do aumento da demanda, com o final das férias escolares.
“A patifaria que os donos de postos fizeram conosco é absurda. Não houve aumento algum por parte da Petrobras, mas os donos de postos de gasolina daqui, os ‘tubarões’ do DF, aumentaram entre R$ 0,30 e R$ 0,40 o valor nas bombas, durante o final de semana. Isso é roubo. Estão metendo a mão no nosso bolso”, denunciou.
De acordo com ele, o argumento usado pelo presidente do sindicato dos postos de gasolina é “puro cinismo”. “Não tenho outro nome para definir o que aconteceu”, frisou. Para o parlamentar, esse procedimento é resultado de um cartel existente em Brasília e Regiões Administrativas no mercado de combustíveis.
Vigilante fez um apelo a vários órgãos para que fiscalizem o caso e adotem as providências cabíveis, dentre os quais a Delegacia de Defesa do Consumidor, o Procon-DF, a Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público do DF (MP/DF) e também o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).