Pesquisar
Close this search box.

Pelos direitos dos taxistas do DF

Imagine o transtorno para o motorista de táxi no Distrito Federal quando a vaga reservada para o veículo está ocupada por particulares? Além do desrespeito à lei, na prática, significa perda de clientes e comprometimento na renda do trabalhador. A situação se torna ainda mais grave, pois o fato é recorrente em diversos pontos do DF, principalmente na região Esplanada dos Ministérios e no Setor Hoteleiro Sul e Norte.

Neste sentido, solicitei ao secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno José Andrade Gonçalves, e ao presidente do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Takane Kiyotsuka do Nascimento, providências imediatas visando à sinalização das vagas reservadas aos taxistas em todo o Distrito Federal, bem como seja intensificada a fiscalização de trânsito nos locais destacados.

Outro assunto na luta dos taxistas do DF, é a questão da revisão da Lei Distrital nº 5.323/2014, em especial no que se refere às especificações do veículo tipo sedã ou Sport Utility Vehicle – SUV ou Station Wagon, no sentido de se ampliar o leque de opções de veículos executivos pretos, já que, de acordo com a legislação atual, hoje, no mercado, só seria possível a aquisição do veículo Renault Duster, o que revela uma aparente e indevida limitação de mercado.

Nesse sentido, destaquei ao Secretário de Transporte a importância da Secretaria enviar à CLDF um projeto de lei alterando as especificações previstas na Lei, de modo a garantir aos taxistas do DF a ampla concorrência na aquisição de veículos tipo executivo (SUV).

Sempre vigilante com os direitos do trabalhador!