Deputado distrital critica ataques à democracia brasileira e defende a aplicação de penas rigorosas do STF aos réus acusados pela trama golpistas
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) destacou, em discurso nesta terça-feira (10/06), a importância de punir severamente os responsáveis pelos ataques às sedes dos Três Poderes, classificando-os como “criminosos”. O parlamentar reforçou seu apoio ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao ministro Alexandre de Moraes, chamando-o de “xerife da democracia”. Vigilante também mencionou a subordinação das Forças Armadas ao poder civil como um avanço democrático.
Vigilante foi enfático ao condenar eventuais anistias aos envolvidos nos atos golpistas, comparando a situação ao período pré-1964. “Não pode ter perdão para golpista. Golpista é golpista”, afirmou. O petista ainda criticou a postura do ex-presidente Bolsonaro durante o interrogatório, por negar que houve tentativa de golpe. “Ele será punido de maneira exemplar”, afirmou vigilante.
O deputado vinculou os recentes ataques a um padrão de ações da extrema-direita, citando episódios históricos, como as revoltas contra Juscelino Kubitschek. Para ele, a impunidade no passado incentivou novos golpes.
Ao final, Vigilante defendeu que todos os democratas se unam ao STF neste momento, rejeitando qualquer flexibilização na punição aos responsáveis pelos ataques às instituições. “É isso que anima o futuro da democracia no país”, concluiu.
Assessoria de Comunicação – Deputado Chico Vigilante