Parlamentar alerta que o calote do GDF sufoca o sistema de transporte público, ameaça salários de rodoviários e exige a revisão imediata da concessão da Rodoviária.
Durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa (CLDF), o deputado distrital Chico Vigilante (PT) denunciou o atraso de repasses bilionários do Governo do Distrito Federal (GDF) às operadoras de transporte público.
Baseado em uma perícia técnica solicitada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o parlamentar revelou a existência de uma dívida acumulada no valor de R$ 1,078 bilhão. O deputado advertiu que o desequilíbrio financeiro compromete a operação básica do sistema e coloca em risco a continuidade do serviço para a população de Brasília e das regiões administrativas.
Aprofundando a gravidade do cenário, Vigilante destacou que o desabastecimento financeiro já atinge a ponta do serviço, impossibilitando a manutenção da frota e o cumprimento de obrigações trabalhistas.
“Tem empresa que não está dando conta de comprar o óleo diesel. Tem empresa que vai atrasar salário. Na hora que atrasar, vai ter greve dos rodoviários. Não é possível que nós vamos continuar pagando esse absurdo. Inaceitável”, afirmou o deputado.
O histórico da crise no transporte público do DF é marcado por repasses deficitários e uma gestão de custos questionada pelo setor técnico. Além da dívida principal, o deputado questionou o modelo de concessão da Rodoviária do Plano Piloto, citando que a taxa de acostamento custa R$ 500 mil mensais por empresa — valor que acaba sendo subsidiado, indiretamente, pelo contribuinte.
Como encaminhamento regimental, o parlamentar deve formalizar pedidos de informações aos órgãos de fiscalização para apurar o cronograma de pagamentos do Executivo e buscar medidas que garantam o direito de ir e vir do cidadão sem paralisações.
Assessoria de Comunicação
Deputado Chico Vigilante


