Abertura dos trabalhos no dia de encerramento do evento na CLDF reuniu idosos de todo o DF para serviços e debates, com a presença de lideranças comunitárias e a deputada federal Erika Kokay (PT)
O terceiro dia da 2ª Semana de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa ocorreu nesta quinta-feira (9) às 9h, no auditório da Câmara Legislativa do DF. O evento nesta manhã, presidido pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT), promoveu reflexões, serviços gratuitos e celebração para idosos de todas as regiões administrativas. A abertura solene contou com a presença de autoridades, incluindo a deputada federal Erika Kokay (PT), além de lideranças comunitárias e representantes de entidades que atuam diretamente com a causa idosa no Distrito Federal.
O ato também contou com a participação de Miqueas Alexandre da Silva e Wenes de Souza Rocha (Ginástica nas Quadras), Ana Terezinha Luciano (Grupo Bem Estar Ceilândia), Conceição Aparecida Ferreira (Centro Comunitário do Idoso), Kévelyn Rodrigues Siqueira (Associação dos Idosos de Taguatinga), Flávia Mendes (Centro de Convivência – Gama Sul) e Jaqueline dos Santos (Ginástica nas Quadras – Ceilândia).
Além de oferecer acesso a serviços de saúde, beleza e orientação jurídica, o ato reforçou o compromisso político de transformar Brasília em uma capital de referência no respeito aos idosos. O deputado Chico Vigilante, que lidera a Procuradoria de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa na CLDF, enfatizou a necessidade de ir além das ações pontuais. “Defendemos que a saúde pública deve focar na promoção do bem-estar, não apenas no tratamento de doenças. Anúncios como a futura criação de ambulatórios especializados são vitais, mas não podemos parar. Precisamos de políticas permanentes”, afirmou.
Também estiveram presentes na mesa de debates Juliana Araújo (Projeto Viver Bem – Ceilândia), Denisia Rodrigues Ramos (Obra Social Santa Isabel – Brazlândia), Andreia Lopes Mello (Coletivo Mulheres do Sol), Socorro Fátima Marinho (UBS 9 de Ceilândia).
O evento destacou a importância de garantir moradia, transporte e acesso à justiça para a população idosa, reconhecendo sua dignidade e direito a um envelhecimento ativo e com qualidade. A participação maciça de grupos de convivência e associações de diversas cidades, como Ceilândia, Taguatinga, Brazlândia e Gama, demonstrou a vitalidade e a organização dos idosos no DF, servindo de inspiração para a continuidade da luta.
Ao final do encontro, ficou clara a mensagem de que a defesa dos direitos dos idosos é um ato contínuo. A energia e o entusiasmo dos participantes, cantando e dançando, reforçaram para o deputado e demais presentes que a pauta exige vigilância e ação constantes, assegurando que os “veteranos” da sociedade tenham seus direitos respeitados integralmente.
Assessoria de Comunicação
Deputado Chico Vigilante
Vigilante participa do ato de pré-campanha de Erika Kokay e Leandro Grass no Gama
Em evento no Espaço Bagagem no Gama, Vigilante defendeu foco em saúde, idosos e transporte como bandeiras eleitorais.O deputado distrital...
Read more


