Mais uma para a série “desmontando as fake news da extrema direita”. Dessa vez, com direito ao já tradicional boné fake – vestimenta de gala dos bolsonaristas de plantão –, a turma da mentira resolveu inventar que os alimentos eram mais baratos no período em que o Brasil esteve sob a gestão do Capitão Capiroto. Tudo para atacar o governo Lula.
Mas a realidade não se esconde atrás de narrativas falsas. Basta consultar o histórico da inflação de alimentos do IBGE para conhecer a verdade. De 2019 a 2022, o aumento no preço dos alimentos superou a média da inflação geral em três dos quatro anos – e nunca ficou abaixo dos 6%. No último ano do governo Bolsonaro, chegou a quase 12%, enquanto a inflação geral foi de 6%.
Em 2019, antes da pandemia, o grupo de Alimentos e Bebidas já registrava uma inflação acima de 6%, enquanto os índices gerais não ultrapassavam 4,5%. Como as fake news bolsonaristas explicam isso?
Já em seu primeiro ano de mandato, Lula mostrou que sabe como reduzir o preço dos alimentos e apresentou um plano que garantirá estabilidade, preservando o aumento de renda e o poder de compra dos brasileiros.
Acredite em quem entrega resultados e apresenta soluções reais!
Ô, extrema direita, teu boné caiu!