Pesquisar
Close this search box.
download

Salário mínimo é reajustado abaixo da inflação

Após sete meses impondo maldades ao trabalhador, o presidente ilegítimo Michel Temer (PMDB) ataca mais uma vez, e reajusta o salário mínimo abaixo da inflação (6,74%). Com a medida, o mínimo que passou a valer a partir de 1º de janeiro, saltou para R$ 937. Esta foi a 1ª vez, em 13 anos, que o salário teve reajuste inferior à inflação.

Na avaliação do deputado distrital Chico Vigilante (PT), o reajuste chega a ser um verdadeiro “absurdo” confronta diretamente o legado de valorização do mínimo promovida pelos governos petistas de Lula e Dilma Rousseff.

Dados do Departamento Intersindical de Estática e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) apontam que, no Brasil, 47,9 milhões de pessoas têm rendimento referenciado no salário mínimo. Com isso, na avaliação do parlamentar, a queda vai impactar principalmente a vida das pessoas que vivem no interior do país, como milhões de aposentados.

“Por 13 anos consecutivos, no governo do PT, o salário foi acrescido acima da inflamação. Isso aumentou o poder de compras das pessoas e possibilitou que a distribuição de renda acontecesse de fato, principalmente nas cidades do interior do país, onde os aposentados recebem apenas um salário mínimo”, justifica vigilante.

Além disso, muitas categorias de trabalhadores serão prejudicadas, pois nas negociações trabalhistas os acordos coletivos habitualmente são fechados com valores acima da inflação. Agora, esta conquista está ameaçada por mais um ataque do ilegítimo Temer.

“A população não pode se calar diante de tantos ataques à classe trabalhadora. Reajustar o mínimo abaixo da inflação é lamentável e inaceitável. Temos que ir as ruas, e tirar esse golpista do poder antes que ele acabe com os mais pobres”, concluiu vigilante.

Deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF)

Mais Notícias