Assaltos e explosões de caixas eletrônicos, uma farra que tomou conta do País, em 2016, não vai encontrar campo fértil no Distrito Federal, em 2017. O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) acabou de sancionar a Lei 5.799/2016, de autoria do deputado Chico Vigilante (PT), que obriga a contratação de vigilância armada 24 horas em agências bancárias e cooperativas de crédito.
Assim, todas as unidades bancárias do DF passarão a ter vigilância ininterrupta inclusive aos finais de semana e feriados. O descumprimento da lei acarretará em multas diárias de R$ 5 mil aos infratores, com aplicação em dobro, em caso de reincidência.
A nova lei garante aos vigilantes permanecerem no interior das agências, em local seguro. Também obriga a instalação de um “botão de pânico” e telefone para rápido acionamento da polícia, em caso de ocorrências.
O projeto de Chico Vigilante sofreu forte pressão da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), contrária à criação de novas despesas com agentes de segurança nas unidades bancárias do País, embora o setor tenha lucrado, apenas no primeiro semestre de 2016, cerca de 26 bilhões de reais.
“Esse é um projeto que vai dar segurança à população, gerar centenas de empregos para vigilantes e não vai fazer nem cosquinha nos lucros dos bancos”, afirma o deputado.


