PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO CENTRO CULTURAL DE CEILÂNDIA ESTÁ QUASE FINALIZADO

Na manhã desta quinta-feira (19), o projeto para a conclusão da obra do Centro Cultural e Desportivo de Ceilândia deu mais um importante passo. Em reunião, o diretor de edificações da Novacap, Márcio Costa, apresentou para o deputado distrital Chico Vigilante e para as lideranças culturais da cidade parte do projeto que viabilizará a construção do bloco C do Centro Cultural.

 

Chico Vigilante solicitou a reunião para dar mais agilidade e transparência ao processo de conclusão do espaço, que é uma antiga demanda da comunidade. O deputado já destinou emendas na ordem de R$ 2 milhões para construir o novo bloco. “Os artistas e a população de Ceilândia aguardam este centro cultural há mais de 30 anos. Não medirei esforços para que essa obra seja iniciada e concluída o quanto antes”, lembrou o parlamentar.

 

O desenho está em fase final de elaboração. De acordo com o cronograma da Novacap, na próxima semana, o projeto final será apresentado as lideranças culturais e aos técnicos da Secretaria de Cultura, para que sejam feitas as sugestões e adequações técnicas.  Apenas a partir deste momento, o órgão executor poderá fazer A licitação para dar início às obras.

 

O diretor de edificações explicou que o principal problema enfrentado pela Novacap está relacionado à legalização da área onde será construído o cineteatro, pois a posse do terreno ainda não está definida. Com isso, o projeto original, que foi elaborado há mais de 30 anos, será modificado para se adequar ao espaço.

 

“Neste momento, precisamos trabalhar a questão da aprovação e da legalização do espaço. outro passo importante é ajustar a questão do projeto de construção do cineteatro à necessidade dos artistas, depois iremos resolver a questão da acessibilidade dos blocos que já estão concluídos”, explicou diretor.

 

Os representantes do Movimento Retomada, que cobram a conclusão do Centro Cultural, elogiaram o andamento da reunião e o avanço do projeto na Novacap.

 

“Saio da reunião com as esperanças renovadas. Conversar com os técnicos responsáveis pelo projeto e ver a planta do cineteatro  foi bastante satisfatório”, disse a professora Lidi Leão.  “Agora, podemos falar para a comunidade que teremos o nosso cineteatro. Um legado que ficará para as próximas gerações”, finalizou a professora.

A reunião também  contou com a participação dos arquitetos responsáveis pelo projeto na Novacap, Hanna Reitsch e Leonardo Bianchetti, e a representante da Secretaria de Cultura, Liana Figueiredo.

 

Reivindicação antiga

 

Desejo antigo da comunidade, o Centro Cultural e Desportivo de Ceilândia seria o principal meio de inclusão da maior cidade do DF no mapa cultural brasiliense e contaria com biblioteca, pavilhão de cursos, arquivo de memória, ginásio de esportes, praças, cineteatro, restaurante e teatro de arena.

 

No entanto, mesmo tendo sido projetado há mais de 30 anos, a obra ainda não foi concluída, foi entregue menos da metade do estabelecido. Somente a Biblioteca e o Pavilhão de Cursos foram entregues e os teatros nunca saíram do papel.

 

Atualmente, os prédios abrigam a Biblioteca Pública de Ceilândia ‘Carlos Drummond de Andrade’; a Divisão Regional de Cultura; a Divisão Regional de Desporto, Lazer e Turismo; a Brinquedoteca e o Conselho Tutelar de Ceilândia.