As constantes investidas do governo de Michel Temer contra os direitos dos trabalhadores foram citadas pelo deputado Chico Vigilante (PT), durante o 5° Congresso Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Conaten). O evento reuniu, na noite desta quarta-feira (16), em Brasília, profissionais da área de todo o País.
“Tivemos um tempo em que lutávamos para conquistar direitos. Agora, chegou o momento de lutarmos contra a retirada deles. Médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem têm que unir forças contra a retirada de direitos”, alertou Vigilante.
Diante das tentativas do governo ilegítimo de implantar uma agenda de retrocessos, o deputado enfatizou a necessidade de união entre as categorias. Para ele, é preciso resistir à reforma da previdência social e à reforma trabalhista, que pretende acabar, por exemplo, com a aposentadoria especial.
Outra medida que deve retirar direitos dos trabalhadores é a implantação de Organizações Sociais (OSs) na rede pública de saúde.
Chico ainda citou o projeto de lei de sua autoria, em tramitação na Câmara Legislativa, que prevê a instalação de locais apropriados para o repouso dos técnicos e auxiliares de enfermagem nos hospitais públicos e privados.