Após uma exaustiva intermediação de deputados distritais, o Governador Rodrigo Rollemberg se comprometeu a receber a comissão de negociação dos professores nesta quinta-feira, às 14h30. A reunião foi acordada após uma intensa negociação nesta tarde com os deputados Chico Vigilante (PT), Ricardo Vale (PT) e Reginaldo Veras (PDT).
“Foi muito difícil, o Governador estava irredutível, mas ele cedeu e aceitou receber os professores para uma negociação em troca da liberação do trânsito em frente ao Palácio do Buriti”, conta o deputado Chico Vigilante.
Na manhã de hoje, os professores e orientadores educacionais da rede pública de ensino decidiram manter a greve. A categoria está há 15 dias em estado de greve sem nenhum aceno por parte do GDF para discussão das pautas de reivindicação.
Desde o fim da assembleia os professores ocupam as pistas do Eixo Monumental em frente ao Palácio do Buriti exigindo que o Governo recebesse uma comissão de negociação dos professores.
Apenas após a entrada dos três deputados distritais na intermediação, houve um certo avanço nas negociações entre a categoria e o Governo.
Os professores alegam falta de habilidade do Governo em negociar e apresentar propostas para o fim da greve. Diversas leis da Carreira do Magistério Público são descumpridas pelo GDF. O governo ainda desrespeita o servidor com a judicialização do movimento e com a ameaça de corte de pontos dos participantes da greve.
Nesta quinta-feira, as ações de greve continuam. Às 9h, na Praça do Relógio, em Taguatinga, o Sinpro promove mais um Ato.