O deputado Chico Vigilante acompanhou na tarde desta sexta-feira uma comitiva de pequenos empresários com o diretor Comercial da Terracap, Ricardo Santiago. Na pauta, a busca de soluções para agilizar a regularização dos imóveis do Pró-DF, localizados na Avenida Centro Leste, no Setor P Sul
Há centenas de processos parados nos órgãos de regularização pública. Muitos empresários estão passando por dificuldades por não terem o local de trabalho. São oficinas, revendas de automóveis, lojas de material de construção, indústrias de confecção, dentre dezenas de atividades.
Há vários casos de empresários que necessitam pagar alugueis de lojas em outras cidades do DF para continuarem com os negócios ativos. Outra aflição dos comerciantes é o constante medo do governo retirar os lotes adquiridos anteriormente.
“É uma situação gravíssima essa enfrentada por esses pequenos empresários”, declarou Chico Vigilante após a reunião.
Na audiência, o deputado agendou uma nova audiência conjunta entre os empresários, a Terracap e as secretarias de Desenvolvimento Econômico e da fazenda. Esse encontro está acordado entre as partes.
“Para que a gente encontre uma saída definitiva como forma de tranquilizar aqueles empresários e, por consequência, resolvermos a situação das outras localidades do Pró-DF”, afirmou o deputado.
Histórico
Durante o Governo Roriz, foram designados centenas de lotes em frente ao Setor P Sul para pequenos empresários no programa Pró-DF. O problema é que o local era ambientalmente impróprio dada a grande quantidade de nascentes ao redor e o Ministério Público conseguiu impedir as construções.
No Governo Agnelo, a área foi urbanizada e a situação de muitos empresários foi regularizada.
No entanto, ainda hoje, a burocracia e a demora não possibilitaram que centenas de pequenas empresas pudessem tocar seus negócios no setor.