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O Futuro da Educação Inclusiva no DF: O Que Mudou Após Seis Meses?

Audiência pública realizada em Ceilândia reúne comunidade escolar e autoridades para discutir desafios e avanços na educação especial.

Nesta quarta-feira (25), a Escola Anísio Teixeira, em Ceilândia, recebeu a segunda Audiência Pública dedicada ao fortalecimento da educação especial sob a perspectiva da educação inclusiva no Distrito Federal. Seis meses após a primeira audiência, o evento mobilizou alunos, diretores, professores e diversas instituições, demonstrando a necessidade urgente de melhorias nesse setor.

Entre os participantes, destacaram-se o Deputado Distrital Fábio Félix, a subsecretária de Educação Inclusiva e Integral, Vera Barros, e representantes de organizações que defendem os direitos das pessoas com deficiência. As demandas foram uníssonas: “Precisamos de mais investimento, mais salas de recursos, mais estrutura nas escolas e mais profissionais qualificados”, enfatizou um dos presentes.

A realidade vivida por aqueles que atuam diretamente com estudantes especiais foi claramente exposta, refletindo a luta diária para garantir dignidade e acesso. Embora o Governo do Distrito Federal (GDF) tenha afirmado que não planeja acabar com as classes especiais, a redução do número de turmas, de 800 para 300, gerou preocupações. O GDF se comprometeu a ampliar os espaços de vivência e experiências para os alunos especiais, ressaltando a necessidade de mudanças.

Os representantes do Governo Federal reforçaram a importância da inclusão nas escolas comuns. “O melhor lugar de aprendizado é na escola comum, e o poder público deve oferecer a estrutura necessária para isso. Não se faz educação, ainda mais inclusiva, de cima para baixo”, destacou o deputado Chico Vigilante.

Vigilante concluiu: “Vamos continuar nessa luta, propondo e promovendo espaços de diálogo até que o DF seja, efetivamente, referência em educação inclusiva avançada e exemplo para todos.” O compromisso com a inclusão permanece firme, enquanto a comunidade escolar aguarda ações concretas e melhorias significativas.