Lamentamos profundamente os ataques infundados do governador Ibaneis Rocha ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esses ataques revelam uma postura mais alinhada a interesses ideológicos da extrema direita e ao bolsonarismo do que à responsabilidade institucional necessária para o cargo que ocupa.
A Constituição Federal é clara em seu artigo 21: compete à União organizar e manter a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Nesse sentido, a regulamentação estabelecida pelo decreto presidencial é uma medida necessária para garantir o respeito aos direitos humanos e a integridade da população. Questionamos: qual o motivo para o desconforto do governador com uma decisão que busca promover justiça e segurança?
Esperamos que o governador Ibaneis retome a postura de respeito à ordem constitucional, algo que parecia compreendido desde sua atuação enquanto presidente da OAB. A cidadania e os valores democráticos não devem ser reféns de discursos extremistas ou desinformação.