Deputado sai na defesa de vigilantes, profissionais da limpeza e copeiras; defende PEC que altera jornada de trabalho e destaca decreto de Lula sobre exames preventivos
O deputado Chico Vigilante reforçou, nesta quarta-feira (13). no plenário da CLDF, sua defesa pelos direitos dos trabalhadores terceirizados e criticou empresas contratadas pelo GDF e Governo Federal que desrespeitam esses direitos. Durante a sessão, ele mencionou a situação dos vigilantes da saúde no DF, que enfrentam atrasos salariais e férias vencidas, e reafirmou seu compromisso em exigir que o GDF e o governo federal sejam firmes no cumprimento da legislação trabalhista.
“Mais uma vez falta de pagamento pelas empresas Ipanema e Visã. Essa injustiça cometida por essas empresas picaretas precisa parar. Governo do Distrito Federal precisa agir com urgência. A Secretaria de Saúde, por exemplo, deve romper o contrato com a Ipanema e convocar a segunda colocada da licitação. É recorrente o desrespeito com as trabalhadoras e trabalhadores ”, defendeu.
PEC CONTRA 6X1 – Vigilante também abordou a PEC que propõe uma jornada de trabalho 6×1. “Quando fundamos a Central única dos Trabalhadores (CUT), em 1983, iniciamos a luta pela redução da jornada do trabalho no Brasil. A jornada passou de 48 para 44 horas. Acho que pode reduzir mais.”, declarou no plenário.
MAIS UMA DE LULA – Ainda na temática dos direitos da classe trabalhadora, Vigilante elogiou o decreto do presidente Lula que garante até três folgas anuais para exames preventivos de câncer aos servidores federais, sem perda de remuneração. “É uma iniciativa importante para proteger a saúde dos trabalhadores. Vou trabalhar para implementar o mesmo benefício no DF”, destacou.
HEMOCENTRO – Vigilante também defendeu a reestruturação da carreira dos servidores do Hemocentro no Plenário da CLDF. “Os trabalhadores do hemocentro exercem uma das funções mais nobres e merecem reconhecimento e valorização”, destacou.