A chapa Ceilândia – Unidos Somos Mais Fortes lançou neste sábado (11) o nome do militante Jeová Rodrigues para a eleição interna do Partido dos Trabalhadores. O lançamento foi realizado no escritório político do deputado Chico Vigilante, anfitrião do evento, e contou com as presenças de personalidades políticas do DF e do Brasil, como o ex-governador Agnelo Queiroz, o deputado federal Rubens Otoni (GO), e do ex-deputado Geraldo Magela.
Jeová explicou que a chapa foi constituída para discutir os problemas da regional de Ceilândia e para aproximar a população do poder público. “A construção da chapa é o primeiro passo para, depois, eleger o presidente do PT do Distrito Federal”, afirmou.
Após o lançamento da chapa, os convidados debateram a atual conjuntura local e nacional.
Anfitrião do evento, Chico Vigilante alertou para a necessidade de um aprofundamento nas discussões dos motivos do golpe. O deputado avalia que os golpistas estão entregando o Brasil. Ações como a abertura da exploração do petróleo brasileiro por petrolíferas estrangeiras e a Medida Provisória que pretende por à venda terras brasileiras para estrangeiros foram duramente criticadas pelo distrital.
“Essa é a desnacionalização do Brasil. Eles estão destruindo as nossas empresas sob pretexto de combate à corrupção para entregarem o país ao estrangeiro”, criticou.
Para o ex-governador Agnelo Queiroz, há uma grande investida para destruir a imagem do presidente Lula e do PT. Agnelo vê semelhanças entre os ataques ao nível nacional e no ambiente local. “A perseguição ao nosso governo foi por aquilo que nós realizamos. O DF é um caso parecido com o que se verifica no Brasil”, avalia.
O ex-deputado federal Geraldo Magela argumentou que os ataques ao PT são proferidos em virtude das conquistas adquiridas nos governos Lula e Dilma. Em relação a 2018, o petista defende a disputa em todos os cargos nas eleições. “O PT tem condições e apresentará candidaturas próprias nas eleições de 2018”, defendeu.
Principal convidado, o deputado federal Rubens Otoni realizou uma palestra a respeito da reforma da previdência proposta pelo governo Temer.
Na opinião do deputado goiano, a proposta de reforma da previdência apresentada pelo governo Temer tem como objetivos a retirada de direitos trabalhistas e venda de planos de aposentadoria privada. “Nestes quatro meses, apenas com o debate a respeito da reforma da previdência, aumentou em mais de 60% o mercado dos planos de aposentadoria privada. Eles querem privatizar a aposentadoria dos brasileiros”, avalia.
Eleições internas
O Partido dos Trabalhadores realiza no próximo mês de abril o seu processo de escolha dos diretores por meio de eleições diretas.