O deputado Chico Vigilante (PT) criticou as declarações do ministro da Defesa, Raul Jungmann, a respeito do deslocamento de forças armadas para o Estado do Rio de Janeiro durante o período do carnaval. Em entrevista coletiva, o ministro afirmou que, com a presença dos militares, a PM local poderá reprimir protestos.
“Esse caso é muito grave porque ele sabe que, daqui para a frente, haverá muito mais manifestações populares”, afirmou o distrital em plenário.
Nesta terça-feira, Jungmann detalhou as ações dos militares na cidade para a imprensa. Nove mil homens irão atuar em ação preventiva e, de acordo com o ministro, terão poder de polícia.
O Rio de Janeiro enfrenta situação similar à que ocorreu no Espírito Santo, no qual familiares de policiais realizam manifestações por melhores condições de trabalho e pagamento de benefícios.
O Estado também enfrenta manifestações de servidores estaduais contra projeto que autoriza o uso de ações da companhia estadual de água para viabilizar empréstimo com a União.
Chico Vigilante avalia que os casos recentes, como o uso de forma militar para repressão e a censura a jornais envolvendo o caso Marcela Temer, devolvem o país aos tempos da ditadura. “Esses dois casos juntos é coisa de ditadura. A sociedade tem que se voltar contra isso”, afirma.