20-08-Grilagem-de-terra-foi-um-dos-negocios-ilegais-ais-lucrativos-do-DF-alerta-Chico-Vigilante

Grilagem de terra foi um dos negócios ilegais ais lucrativos do DF, alerta Chico Vigilante

Na tarde desta quarta-feira (20), o deputado Chico Vigilante usou o espaço do comunica de líderes para alertar sobre uma das situações mais graves que aconteceu no Distrito Federal: a grilagem de terras públicas.  O parlamentar destacou que a ocorrência desse crime pode ter sido uma das mais graves do país, por muitos ficaram bilionários com a venda indevida das terras do Estado.

Para ele, diferente do que aconteceu  em  outros estados, onde a Polícia Federal sempre atuou em combate a esse tipo de crime, no DF, os  grileiros de terra tiveram espaço livre para atuar. “No Brasil,  a gente sempre ver falar da atuação da Polícia Federal combatendo grilagem no Acre, no Pará, em Rondônia e até mesmo no meu querido estado Maranhão , mas estou convencido que a maior grilagem de terra e talvez a mais lucrativa se deu aqui no Distrito federal”, enumerou Chico.

Ele destacou que o pior desta situação é que a  grilagem de terra aconteceu com exclusiva conivência do Estado. Pois as terras eram vendidas, cidades inteiras construídas sem a menor atenção do governo e muito menos a atenção da polícia para coibir esse tipo de crime “O que se explica  as grandes fortunas aqui no DF, algumas de uma hora para outra, sem ter  origem. Aqui uma pessoa que não tinha empresas e que não tinha notícia de que tinham alguma coisa  viraram bilionárias. Inclusive um ex-deputado desta Casa hoje é bilionário”,  destacou.

Chico Vigilante questionou o fato da região de Vicente Pires ser vendida por grileiros irregularmente, a luz dos governantes anteriores e sem que nada tivesse sido feito para  que fosse impedido a atuação dos grileiros, uma vez que a região fica ao lado da casa oficial do governo do DF.

“Eu pergunto: Como é que se constituiu Vicente Pires se não com a conivência desta Casa e do Governo do DF? Como foram constituídos os condomínios do Grande Colorado? . Vicente Pires tem 150 mil pessoas, que foram jogadas lá em condições desumanas e agora, com o nosso governo, estamos levando dignidade para aquelas pessoas. Tem algumas situações no Vicente Pires que é inadmissível e inaceitável”, colocou.

Em outras áreas de baixa renda, como no Sol Nascente e no Por do Sol, onde os grileiros aproveitaram da necessidade das pessoas para vender lotes que estavam dentro de parque ecológico. Chico Vigilante relatou a situação de uma senhora que tem um barraco que fica dentro do parque e em cima de uma mina de água. Sem ter rede de esgoto e  fossa, ela e seus filhos fazem as necessidades em sacos plasticos e joga na vizinhança. “É um absurdo que uma coisa dessas aconteça no Distrito Federal. Isso só aconteceu  por incompetência, por irresponsabilidade, mas, acima de tudo, por conivência do Estado”, protestou.

Chico Vigilante lembrou o dia em que, em 2002, alguns deputados chamaram um grupo de moradores do Por do Sol, dizendo que havia regularizada a área, por meio do projeto autorizativo.   “O projeto autorizativo só  autorizava fazer malandragem. Autorizava o Governo do DF fazer estudo para as áreas rurais virarem urbanas. Em meu primeiro mandato como deputado distrital fizemos de tudo para acabar com esses projetos autorizativos.“

Ele também lembrou que os resultados da farra da grilagem só apareceram agora, com cidades inteiras dentro da ilegalidade e milhares de pessoas sem condições mínimas de infraestrutura.  “Somente agora,  no governo Agnelo Queiroz, que descobrimos que o 80% do Por do Sol ficava dentro da área do Paque JK. O governador Agnelo enviou um PL à esta  Casa onde destina 360 hectares para compensar o área do parque do por  Sol que está habitada”, avisou.

O deputado concluiu a sua fala dizendo: “ O mais grave é que essa gente que fez tudo isso, fica mentindo e enganando essas pessoas. Eles levaram essa situação. Eles levaram a grilagem no DF. E agora ficam mentindo.  Eu quero dize que aqueles que destruíram o DF, certamente, a população,  que é sábia, não dará oportunidade para que eles voltem para grilar o que ainda resta no DF.  Hoje nos temos seriedade e política habitacional com começo, meio  e fim. Hoje nós temos seriedade e seriedade se chama Agnelo Queiroz. Por isso nós apoiamos a sua reeleição”, concluiu.

Mais Notícias