Chico Vigilante acusa governador Ibaneis de crueldade ao ameaçar “cortar o ponto” dos professores e orientadores pela paralisação e defende diálogo imediato para resolver impasse na rede de ensino no DF
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) repudiou nesta quarta-feira (11/06) as declarações do governador Ibaneis Rocha sobre a greve dos professores e orientadores no Distrito Federal, em que ele afirmou querer “ver até quando os professores aguentam”. Vigilante classificou a fala como “cruel” e lembrou que a categoria já enfrentou dificuldades financeiras sem recuar. As críticas foram feitas em após Ibaneis reafirmar que não há espaço para reajuste salarial em 2025 e ameaçar cortar pontos dos grevistas.
Vigilante destacou que os educadores não aceitarão voltar às aulas “humilhados” e cobrou do governo postura imediata em iniciar o diálogo para as negociações. A categoria pede reajuste de 19,8% e melhores condições. “O que falta é respeito, não coragem. Já vi Ibaneis prometer diálogo na CUT, mas hoje só ameaça”, disse o petista, referindo-se a encontros anteriores com sindicalistas. Ele também ressaltou que a greve é legítima e reflete anos de descaso com a educação.
O governador alegou que não cederá a pressões por ajustes salariais, citando o “desmando” federal como justificativa para o rigor fiscal. Além dos professores, outras categorias, como a enfermagem, também reivindicam melhorias.
Ao final da sessão na CLDF, Vigilante pediu que Ibaneis “saia do palanque” e priorize a negociação, evitando judicializar o conflito. “Greve não se vence com truculência, mas com ouvidos abertos”, concluiu.
Assessoria de Comunicação – Deputado Chico Vigilante