A cidade de Formosa, no Entorno do Distrito Federal, recebe a Feira da Reforma Agrária do Movimento dos Trabalhadores sem Terra, neste fim de semana.
Esta é a 2ª etapa do I Circuito de Feiras e Mostras Culturais da Reforma Agrária do Distrito Federal e Entorno e vai realizar seminários, cineclube, shows musicais e teatrais, artesanatos, comercialização de alimentos saudáveis e debates.
O Circuito de Feiras conta com o apoio do deputado distrital Chico Vigilante (PT) que destinou recursos oriundos de emendas parlamentares para a realização do evento.
Para o distrital, as feiras do MST servirão, além da comercialização de produtos sem veneno, para modificar a visão que a sociedade das cidades têm dos trabalhadores sem terra.
“Essa feira serve para mostrar que o MST não quer invadir terras. A única coisa que os sem terra querem é espaços para produzir e ajudar a desenvolver esse país”, disse.
O deputado também destacou o importante papel desempenhado pelo MST. “O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra já alfabetizou mais de 1 milhão e meio de crianças por todo Brasil em seus assentamentos”, destacou.
Ao todo, aproximadamente 30 assentamentos e acampamentos do DF e Entorno estão participando da feira.
Da própria região de Formosa participam, aproximadamente, oito assentamentos, como é o caso do Vale da Esperança, do Água Fria, Água Viva, Morrinhos, São Francisco, Piratininga, Dom Tomás e Fartura.
O prefeito de Formosa, Ernesto Roller, informou que vai lutar para que a feira de produtos da reforma agrária seja inserida no calendário oficial de Eventos do município goiano. Ele também anunciou a iniciativa de criar uma nova estrutura municipal para tratar da agricultura familiar.
“Vai ter em Formosa algo que nunca teve. Uma superintendência para cuidar da agricultura familiar para que a máquina da prefeitura trabalhe em favor dos assentados”, anunciou.
85% do alimento consumido na cidade de Formosa, que tem 115 mil habitantes, vem da pequena agricultura e dos assentamentos.
Circuito de Feiras
A 1ª etapa do Circuito de Feiras da Reforma Agrária aconteceu em Planaltina, em dezembro do ano passado. As próximas edições serão realizadas em Unaí (MG) e em Ceilândia.