A Secretaria de Educação lançou nesta terça-feira (31) três editais para obras de reconstrução de muros de escolas públicas do DF. Os recursos para a execução das obras são oriundos de emendas parlamentares individuais do deputado Chico Vigilante (PT) de cerca de R$ 850 mil.
No total, somente em 2017, serão 11 escolas públicas espalhadas por todo o Distrito Federal beneficiadas com emendas do distrital da ordem de quase R$ 2 milhões. Uma obra já foi concluída e outra deve ser entregue na próxima quinta-feira, dia 2. Mais quatro escolas aguardam a liberação do edital para início das obras. A expectativa é que todas as obras sejam iniciadas ainda esse ano.
Além dos recursos destinados em 2017, Chico Vigilante assumiu o compromisso de destinar mais emendas para obras de infraestrutura em escolas públicas do DF no orçamento de 2018.
“Um grande número de escolas públicas do DF sofre com a falta de manutenção em suas estruturas. As escolas não podem receber os alunos, professores e funcionários sem as mínimas condições de segurança”, afirmou o deputado.
A situação está caótica em muitas escolas do DF. Um fator agravante é que, com a proximidade do início das chuvas, a situação pode se agravar e muitas destas edificações podem desmoronar.
Nesta semana, o gabinete do deputado Chico Vigilante percorre diversas escolas públicas do Distrito Federal para acompanhar de perto a necessidade da comunidade escolar.
Na manhã desta terça-feira, a equipe do distrital foi ao Centro de Ensino Fundamental 01, do Núcleo Bandeirante, e constatou que o muro está em péssimo estado de conservação, com diversas rachaduras e vergalhões expostos.
Em outra escola, a situação é tão precária, que, para cercar a área interna, a direção apelou para portas de aço nos locais nos quais o muro caiu.
Acompanhamento
As obras de construção do muro no Centro de Ensino Integral 01, de Taguatinga, foram concluídas e entregues à comunidade.
No Centro de Ensino Fundamental 11, do Gama, a obra de reconstrução do muro está em execução desde o início de setembro e tem previsão de entrega na quinta-feira, dia 2 de novembro.
Três editais foram abertos nesta terça-feira para a reconstrução dos muros do CED 01, do Cruzeiro; da EC 12, do Gama; e do CED 416, de Santa Maria.
Estão na fase final de análise para lançamento dos editais de licitação as seguintes escolas: EC 02 (Gama); CED 04 (Sobradinho); CEI 01 (Paranoá); EC 512 (Samambaia); CEF 01 (Núcleo Bandeirante); e CED 04 (Taguatinga).
Acompanhe, aqui, o andamento das obras.