Pesquisar
Close this search box.

Deputado pede providências para melhoria da segurança na Ceilândia

Preocupado com problemas de segurança diversos que afetam a Ceilândia, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) pediu providências à Polícia Militar (PM) do Distrito Federal para melhoria da atuação do contingente de policiais da corporação na cidade. O pleito foi apresentado durante audiência realizada na última segunda-feira (13) com o comandante geral da PM/DF, coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, realizada com a participação dos representantes do Conselho de Segurança da Ceilândia Renato Araújo, Ivone Santos e Valmir dos Santos. Por parte da PM, também foram convocados os três representantes pelo comando da segurança naquela área, para discutir o tema.

 

 

O parlamentar pediu providências em relação ao aumento do número de assaltos em residências e nas ruas em pleno dia, em áreas como PSul, PNorte e Setor O, bem como na região do Sol Nascente. Os representantes do conselho também pediram maior acompanhamento por parte dos PMs na região onde estão localizadas escolas e maior número de adolescentes.

 

 

Ficou de ser marcado um segundo encontro para entrega de todas as demandas, por parte de representantes do conselho, aos integrantes do comando na área, para que sejam avaliadas ações estratégicas que possam ajudar a reduzir o problema. O coronel Márcio Vasconcelos afirmou que a grande questão da PM do DF atualmente é a falta de contingente. Eles contam hoje, com 10 mil policiais para uma população de 3, 8 milhões de habitantes.

 

 

“É nossa responsabilidade evitar ao máximo a criminalidade no que pudermos, motivo pelo qual considero bastante importantes reuniões como essas para que possamos traçar novas estratégias e até passar a visitar mais, determinados locais que já estão sendo vistos pela PM. Mas temos limitações que são físicas e que impedem uma ampliação dos nossos trabalhos de prevenção junto à população”, destacou ele.

 

 

O coronel disse, ainda, que a corporação deseja que as relações entre o poder público e parlamentares sejam fortalecidas cada vez mais e elogiou a iniciativa do deputado. Chico Vigilante também aproveitou o encontro para saber mais informações sobre o projeto de reconstrução do 18º batalhão da PM, que ficará localizado na área. “O aumento de efetivo policial para o DF é aprovado pelo Congresso Nacional e não pela Câmara Legislativa do DF (CLDF). Eu participei, como deputado federal, do último aumento de efetivo, que aconteceu em 1995. De lá para cá a população da Ceilândia mais que dobrou, assim como a do DF”, enfatizou o parlamentar.