Captura de Tela 2025-10-02 às 11.27.37

Chico Vigilante lamenta o falecimento do advogado Oscar Pelúcio Pereira, cidadão honorário do DF

Distrital lamentou a perda e destacou a trajetória de luta do advogado Oscar pelos direitos dos trabalhadores e contra a ditadura militar.

Faleceu na noite desta quarta-feira (1º de outubro), aos 94 anos, o advogado e procurador federal José Oscar Pelúcio Pereira. Ele foi reconhecido como Cidadão Honorário de Brasília pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, em 2022, por iniciativa do Deputado Distrital Chico Vigilante (PT).

Vigilante lamentou a perda e destacou a atuação de Oscar em vários sindicatos, bem como a participação em movimentos de defesa dos direitos dos trabalhadores. No DF, Oscar advogou para sindicatos da construção civil, bancários, servidores da Novacap, rodoviários, profissionais de enfermagem, gráficos, entre outros.

Em meio à consternação, Vigilante enalteceu a importância da atuação de Oscar, definindo-o como uma figura fundamental na resistência pelos direitos da classe trabalhadora. “Em função de suas atividades sindicais e de seu posicionamento político contra a ditadura, José Oscar foi perseguido durante 21 anos, além de ter sido processado e preso de forma arbitrária e barbaramente torturado. Ele foi um grande exemplo de resistência e coragem”, afirmou Vigilante.

O legado de José Oscar Pelúcio Pereira segue vivo na memória dos movimentos sociais e na defesa incansável da justiça e da democracia. Sua história, recentemente registrada no livro “História de um bom comunista”, lançado na sessão solene de entrega do título de cidadão honorário pela CLDF, permanece como um testemunho inspirador para as atuais e futuras gerações. A cidade de Brasília se despede de um de seus mais ilustres e dedicados cidadãos.

Assessoria de Comunicação
Deputado Chico Vigilante

Mais Notícias