Pesquisar
Close this search box.

Definido: Chico Vigilante é o presidente da CPI dos atos antidemocráticos

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) foi nomeado esta tarde presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), os atos antidemocráticos realizados em Brasília nos dias 12 de dezembro e 8 de janeiro, que resultaram, no dia 12, no fechamento de ruas e depredação de vários veículos e no dia 8, nas invasões e ataques às sedes dos três poderes da República: o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). Num depoimento emocionado, Vigilante destacou a união dos parlamentares em torno deste trabalho, garantiu a seriedade das atividades e garantiu: “esta CPI não terminará em pizza”.

Leia, abaixo, a íntegra do discurso feito por Chico Vigilante ao ser designado presidente da CPI dos atos antidemocráticos:

 

Trabalhos serão feitos com seriedade e eu garanto: esta CPI não terminará em pizza!

 

Passamos por momentos tensos, momentos de muito debate para definição da composição desta CPI, mas o presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), mostrou que está realmente à altura de conduzir os trabalhos da Casa. Atuou de forma exemplar para que chegássemos a esse resultado, me elegendo por unanimidade presidente da comissão – com o compromisso que assumi, de imediato, de convidar o deputado Hermeto (MDB) para ser o relator.

Quero dizer aqui que sou o presidente formal da CPI, mas aqui não teremos essa de o presidente ser mais do que qualquer dos demais membros da comissão. Ao deputado Pastor Daniel de Castro (PP) que também tinha demonstrado estar disposto a ser presidente, quero afirmar que pretendo contar com vossa excelência nesse trabalho. Temos de investigar tudo o que a CPI puder investigar, dentro da legalidade.

Só o que não estiver ao nosso alcance não será pautado, caso contrário a CPI perderá o sentido. Tudo o que estiver ao nosso alcance será feito com afinco. Já conversei com o presidente Wellington e com os deputados Joaquim Roriz Neto (PL), Roberio Negreiros (PSD), Jaqueline Silva (sem partido) e Fábio Felix (Psol) e o deputado Wellington, vai marcar uma audiência com o diretor geral da Polícia Civil do DF e participará conosco dessa reunião.

Queremos convocar os melhores delegados da Policia Civil e os melhores agentes da PC do DF, o pessoal da inteligência, para nos ajudar nesta investigação. Esta CPI tem um componente político importante, mas também um componente jurídico. Vamos também verificar servidores desta Casa para que possam, efetivamente, ajudar e participar dos trabalhos da comissão.

Esta CPI tem que mostrar para a sociedade quem foram os responsáveis pela baderna, quem financiou todo o caos observado, por que houve financiamento desses episódios e o que queriam as pessoas que agiram nos atos antidemocráticos observados tanto no dia 12 de dezembro, como também no dia 8 de janeiro, em Brasília. Quero deixar claro, também, para muita gente que fala que CPI sempre dá em pizza: essa, eu garanto que não terminará dessa forma. Não somos pizzaiolos!

Chico Vigilante

 

Acompanhe as redes do mandato mais atuante do DF:

facebook.com/chicovigilanteoficial

Instagram.com/chicovigilanteoficial

Twitter.com/Chico_vigilante