WhatsApp Image 2025-03-22 at 19.22.07

Cuidado que inspira: UBS 11 é referência em saúde da mulher e da pessoa idosa

Estive na UBS 11 de Ceilândia durante as ações do Março Lilás para reafirmar meu compromisso com a saúde pública e, em especial, com a saúde das mulheres.

O Março Lilás é um mês de conscientização e combate ao câncer de colo do útero — uma doença que pode ser evitada com prevenção, informação e acesso aos serviços de saúde. Na UBS 11, acompanhei de perto o trabalho sério e comprometido das equipes que estão na linha de frente, oferecendo cuidado, orientação e atendimento humanizado à população.

Minha presença ali não foi apenas uma visita, mas um gesto de apoio a todas as mulheres que lutam por mais dignidade e atenção à saúde. Como deputado distrital, sigo firme na defesa de políticas públicas que ampliem o acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento.

Fortalecer a atenção básica é salvar vidas. Estarei sempre ao lado de quem cuida da nossa gente. Porque saúde da mulher é prioridade, é respeito e é compromisso.

Sob a liderança da Karla Santos, a UBS 11 vem passando por uma verdadeira transformação no modelo de atendimento à comunidade. Com projetos inovadores e parcerias bem-sucedidas, a unidade tem se destacado especialmente no cuidado com os idosos.

Um dos grandes exemplos é o projeto de karatê para idosos, coordenado pelo sensei Paulo. Em apenas três meses e meio, já são 130 idosos participando das aulas gratuitas, realizadas duas vezes por semana, nos turnos da manhã e da tarde. A parceria entre Karla e o sensei Paulo mostra que é possível promover saúde e bem-estar com criatividade, carinho e comprometimento.

Outro destaque é o projeto “Ginástica nas Quadras”, com a professora Lucilene, que conseguimos trazer por meio da Regional de Ensino. Em apenas uma semana, o número de participantes saltou de 8 para 36 idosas. As aulas ocorrem três vezes por semana à tarde, oferecendo uma alternativa para quem não pode se exercitar no turno da manhã.

A Procuradoria Especial do Idoso da CLDF, que tenho a honra de liderar, tem dado total suporte à Karla para a construção de parcerias e captação de recursos. Um bom exemplo é a doação de 900 mudas e composto orgânico pela Novacap para a criação dos jardins, com canteiros preparados com a ajuda dos próprios idosos. A Novacap também retirou duas árvores que estavam comprometidas, vai podar outras e finaliza a construção das novas calçadas ao redor da UBS e da escola vizinha, garantindo mais segurança e acessibilidade.

O SLU (Serviço de Limpeza Urbana) tem sido um parceiro essencial, com limpeza completa da área, retirada de entulhos e lavagem do estacionamento. Em breve, retornam para pintar os meios-fios e deixar o ambiente ainda mais agradável para todos.

Já a Emater doou adubos, sementes e materiais para a criação dos canteiros de hortas medicinais e hortaliças. Além disso, técnicos da empresa estão ensinando os idosos a cuidar da horta — promovendo saúde, aprendizado e integração.

A lista de parcerias se completa com o apoio da Secretaria de Obras e da CEB, que trabalham para reforçar a iluminação pública na área, melhorando a segurança da UBS e da escola.

Tudo isso está sendo feito sem uso de recursos financeiros públicos, exceto pelas calçadas, viabilizadas com recurso extra da Novacap. São resultados de parcerias construídas com diálogo, compromisso e respeito com a população.

Karla Santos tem sido a força motriz dessa transformação. Sua visão, garra e sensibilidade fazem da UBS 11 um exemplo de como é possível cuidar melhor da nossa gente — mesmo diante de tantos desafios.

A Procuradoria do Idoso da CLDF seguirá ao lado de iniciativas como essa, garantindo que os direitos e o bem-estar da população idosa sejam sempre prioridade.

Mais Notícias