Constituída comissão que vai atualizar projeto de gestão democrática nas escolas

O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) publicou, ontem (29), portaria sobre comissão instituída pela Secretaria de Educação para elaborar, em 30 dias, projeto de lei referente a mudanças na gestão democrática das escolas públicas do DF. O projeto consiste num anseio da comunidade escolar e numa luta que tem sido travada pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT) para ampliação cada vez maior do alcance da gestão democrática.
Vigilante, que se reuniu no início da semana com a secretária, Hélvia Paranaguá e com o secretário executivo, Isaias Aparecido da Silva, para discutir o tema, disse que a secretária orientou o grupo para retirar da proposta a trava que não permitia a reeleição dos diretores. “Sempre defendi que quem tem que decidir se um diretor deve continuar ou não numa escola é a comunidade escolar. Portanto, a proposta representa a democracia em sua plenitude”, afirmou.
“Nossa expectativa é de que na primeira semana de agosto a matéria seja encaminhada para a CLDF para que a votemos imediatamente. Caso isso não aconteça, em janeiro de 2023 quem tiver sido eleito poderá nomear todos os diretores de escolas e, com isso, estará acabada a gestão democrática que representa um avanço extraordinário para a população. Vamos trabalhar, então, para manter esse sistema e permitir que as escolas do DF continuem tendo os gestores que a população escolher”, frisou o distrital.