Desde 2015, as empresas que prestam serviço ao governo do Distrito Federal estão atrasando, quase mensalmente, os salários e benefícios dos trabalhadores terceirizados. Tais companhias culpam o GDF, que não estaria fazendo o repasse do pagamento em dia. Muitas delas aguardam receber dívidas ainda de 2014.
Para tentar encontrar uma solução, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) vai realizar, na próxima quinta-feira (8), às 15 horas, uma comissão geral para debater com representantes das empresas, trabalhadores e o governo, os atrasos desses pagamentos.
Na época em que o deputado propôs o debate, os terceirizados e prestadores de serviço corriam o risco de não receberem pagamentos de dezembro e 13º salário. Depois da promessa do GDF de fazer os pagamentos em dia, Vigilante agora pede que sejam quitadas as dívidas dos anos anteriores.
“O governo prometeu que não atrasará o pagamento do fim do ano, mas as empresas reclamam por dívidas de anos anteriores. É necessário regularizar essa situação, porque, se não, será como tapar o sol com a peneira”, justifica Vigilante.
Os atrasos prejudicam principalmente vigilantes, trabalhadores da conservação, copeiras e merendeiras.