A Câmara Legislativa aprovou, na noite desta terça-feira (1º), o projeto de lei n° 1956 de autoria do Executivo, que garante atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades educacionais especiais, identificando com altas habilidades e superlotação. O deputado Chico Vigilante, líder do Bloco PT/PRB, teve papel importante para que o poder Executivo enviasse o projeto para CLDF para ser aprovado ainda na noite da terça-feira. Para o deputado, o PL foi um dos mais importantes votados no último dia de trabalho dos parlamentares antes do recesso de julho. O deputado Patrício já havia apresentado um projeto semelhante, que chegou, inclusive, a ser aprovado nos dois turnos. Mas, por conter vício de iniciativa, foi vetado. “Em seguida, eu consegui que o governador Agnelo Queiroz e que a secretaria elaborasse um projeto baseado neste projeto do deputado Patrício, que na verdade foi elaborado pelos mais interessados no processo, que são pais desses alunos e alunas”, lembrou Chico. A proposta apresentada pelo deputado patrício é uma demanda da Associação de Pais, Professores e Amigos dos Alunos com Altas Habilitades/Superdotação (APAHS-DF). O deputado Chico Vigilante chegou a fazer uma plenária no Centro I, no Guará, com os pais dessas crianças e representantes da APAHS-DF. Na época, o deputado levou o secretário de Educação do DF, Marcelo Aguiar, para também discutir o assunto. “Eu tive oportunidade de começar debater esse assunto chamado pela Vânia, que uma companheira nossa, moradora do setor “O” e mãe de menina que tem altas habilidade e pela Valquíria que presidente da Associação. Esses meninos e meninas são os que chamamos lá no interior de superdotados, que têm uma inteligência impar”, explicou o parlamentar. “Esse projeto do Executivo é tão importante que ele chegou nesta tarde aqui na CLDF depois de um pedido meu, nós conseguimos votar no mesmo dia. Ele volta agora para sansão do governador”, destacou o parlamentar. O distrito Federal também, por meio da Secretaria de Educação, pode realizar parcerias com instituições públicas e privadas, associações, instituições de ensino, pesquisa e extensão universitárias, visando promover sistemas de redes de apoio ás iniciativas previstas para a área das altas habilidades e superdotação. A proposta prevê a capacitação e a especialização de profissionais (professores e psicólogos) para o atendimento dos alunos superdotados, a fim de resgatar um atendimento no qual o DF foi pioneiro, com projetos iniciados na década de 70 na capital, nas escolas parque da 303/304 norte e 313/314 Sul.