CLDF homenageia alunos com altas habilidades

Há 40 anos o Distrito Federal oferece atendimento especializado a alunos com altas habilidades ou superdotação na rede pública de educação. Atualmente, são 1,5 mil crianças e adolescentes, com idade entre seis e 18 anos, atendidos no contraturno do ensino regular, com aulas e dinâmicas de diversas áreas do conhecimento.

Para celebrar esse importante passo na educação brasilense, os deputados distritais Chico Vigilante (PT) e Joe Valle (PDT) promoverão uma sessão solene, no próximo dia 23 de novembro. Estarão presentes professores e familiares de alunos considerados com altas habilidades ou superdotados.
O evento pretende comerar também os cinco anos da Associação dos Pais, Professores e Amigos dos Alunos com Altas Habilidades (APAHS-DF), entidade que atua diretamente na construção de políticas públicas para esses jovens.
“É importante para que a sociedade se conscientize sobre a necessidade de investimento de construção de políticas públicas no DF para a causa”, destaca Chico Vigilante.De acordo com a vice-presidente APAHS-DF, Valquíria Theodoro, logo nos primeiros anos de vida o filho dela, Augusto César, hoje com 11 anos, se destacava entre os colegas da mesma idade. Os relatórios preliminares das professoras do jardim de infância mostravam que a criança se diferenciava na facilidade de aprendizagem, na capacidade de associação aos temas ensinados e no vocabulário.

Numa análise com um psicólogo e pedagogos, veio a constatação: com cinco anos de idade, Augusto foi identificado como uma criança com altas habilidades e superdotação.

De acordo com Valquíria, desde então, a criança é acompanhada pelo Atendimento Educacional Especializado da Secretaria de Educação, o que fez toda a diferença no tratamento dado pela família ao caso. “Apesar de não atender plenamente as necessidades destes alunos, (o acompanhamento) faz a diferença, uma vez que eles convivem com outras crianças que têm as mesmas habilidades deles”, destaca a mãe.

Legislação

Vigilante é autor da lei nº 5.606/2016, que institui o 11 de novembro como Dia Distrital da Pessoa com Altas Habilidade e Superdotação, e o inclui no calendário oficial de eventos do DF.

No passado, o parlamentar trabalhou ativamente para aprovar o projeto de lei n° 1956/2014, de autoria do Executivo, que foi transformada na lei nº 5372/2014, garantindo atendimento educacional especializado a esses alunos