O deputado distrital Chico Vigilante (PT) vai cobrar pessoalmente do Governador Rodrigo Rollemberg a apresentação de calendário de pagamento das pecúnias atrasadas de aposentados da Secretaria de Saúde, de 2016, em atraso há mais de ano. A audiência será agendada pelo Secretário de Relações Institucionais, José Flávio.
A notícia foi dada no plenário da Câmara Legislativa na tarde desta quarta-feira (10), após acerto com o secretário. No início da tarde, o distrital recebeu em seu gabinete um grupo de cerca de vinte aposentadas. Elas vieram pedir ajuda a Chico Vigilante no diálogo com o GDF, assim como ele fez com os aposentados de 2015.
“Quero um compromisso do Governo, que ele assuma nesta Casa, de apresentar um calendário para o pagamento das pecúnias dos trabalhadores da saúde e da educação. O governo não pode dar o calote nos trabalhadores aposentados”, afirmou Vigilante.
Ao todo, são 1.080 trabalhadores (técnicos em enfermagem, médicos, enfermeiros, auxiliares administrativos), que se aposentaram no ano passado, e ainda não receberam o valor das pecúnias. A maioria trabalhou por mais de 30 anos e não houve possibilidade de tirar as licenças prêmios porque a Secretaria não tinha um quadro de servidoras para substituí-las.
A servidora Silene Almeida, representante do grupo, lembra que o governador Rodrigo Rollemberg está descumprindo a legislação vigente. “A Lei garante que o pagamento das licenças prêmios em pecúnias deve ser feito em até dois meses após à aposentadoria”, lembrou Silene.
A assistente administrativa Zenaide Alves de Freitas se aposentou em 2016 e relata que prestou serviço para o Hospital Regional do Gama por exatos 38 anos. Segundo ela, a própria chefia não a deixava tirar a licença prêmio, sob a alegação de que não tinha servidores suficientes para a substituição durante o período da licença. “Só quero o meu direito. Aposentei e governo não pagou aquele que era devido”, disse.