Durante o comunicado de líderes da Sessão ordinária da tarde da quinta-feira (29), o deputado Chico Vigilante, destacou os avanços na agricultura familiar com a gestão Lula e Dilma Rousseff, nos últimos 12 anos. Ele relatou a importante reunião que participou na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), com a presidente Dilma, na qual os trabalhadores rurais, representados pela Contag, declararam apoio a reeleição da presidenta.
Segundo relatou o parlamentar, o encontro foi organizado pelo presidente da Confederação, Alberto, e conseguiu reunir representações de federações de trabalhadores de todo o Brasil- as 27 unidades da Federação.
Segundo Chico Vigilante, o presidente da Confederação, relatou que apoio que eles estão dando à presidenta Dilma Rousseff é porque, tanto o governo Lula, quanto no governo Dilma Rousseff, foram os dois governos que mais atenderam a agricultura familiar neste País. “Ele reuniu os trabalhadores rurais de todo Brasil, as suas representações, desde Roraima ao Rio Grande do Sul”, destacou.
Durante o evento, os trabalhadores entregaram um manifesto de apoio à Presidente Dilma. “Foi emocionante quando as Margaridas receberam a Presidenta Dilma; elas criaram até um hino que fala da importância de ter uma mulher da Presidência do Brasil”, relatou.
O parlamentar também relatou a fala do Presidente da Contag: Ele disse que antigamente, em outros governos, inclusive do PSDB, eles tinham que fazer manifestações, paralisações, interditar rodovias para poderem ser recebidos por um ministro. Tinham que fazer todo tipo de atividade. No Governo do Presidente Lula e, agora, da Presidenta Dilma, eles são recebidos constantemente. Na última marcha que fizeram em Brasília, eles foram recebidos por quinze Ministros”, relatou.
Classificando o econtro como um momento de emoção de todos que participaram do evendo, Chico destacou que “o quanto foi importante a declaração de apoio, porque não foi uma simples declaração de apoio defender a continuidade do Governo da Presidenta Dilma Roussef. Eles disseram que, efetivamente, irão às ruas mostrar o que o Presidente Lula fez e, agora, o que a Presidenta Dilma está fazendo pelas mulheres e pelos homens do campo deste País”.
Segundo Chico, a presidenta Dilma Roussef assumiu compromissos com eles no sentido da continuidade dos programas, do fortalecimento da agricultura familiar e tomou a decisão e anunciou que irá ampliar ainda mais o investimento nas residências do Minha Casa, Minha vida no campo. “Foi um momento realmente de emoção – aquelas mulheres com o uniforme da Marcha das Margaridas, que é a camiseta lilás; a Presidenta Dilma colocando um dos lenços da Marcha das Margaridas; a entrada da representação das crianças, cada uma trazendo um adereço para ser entregue à Presidenta; a representação da agricultura familiar no palco, desde as abóboras, o milho, o feijão, o arroz, tudo”, relatou.
Chico Vigilante relatou que são reações como essa que anima a defender a continuidade desse governo. “As representantes da Marcha das Margaridas falaram: “Presidenta, nós vamos trabalhar para que, no dia 15 de julho de 2015, com a nossa marcha aqui em Brasília – sem dúvida será a senhora que estará no Palácio –, estejamos novamente reunidas com a senhora para avaliarmos os avanços do primeiro semestre do seu 2º mandato e programarmos a continuidade dos avanços que estarão acontecendo no campo brasileiro”.
O deputado Finalizou a sua fala dizendo que fez questão relatar o encontro pelo fato dele ter sido trabalhador rural, e ter vivido no campo até os 23 anos de idade. “Sei da revolução que do ex-presidente Lula fez e da continuidade dessa revolução pela Presidenta Dilma. Se hoje estamos conseguindo comprar um pacote de arroz tipo 1 por R$ 9,00, quando no Governo do Fernando Henrique custava R$ 14,00, é porque o Lula teve a sabedoria de investir na agricultura familiar para gerar e colocar os alimentos necessários na nossa mesa”, finalizou.


