Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
DEP_EBC

Chico Vigilante critica sindicato patronal e apoia possível indicativo de greve dos vigilantes no DF

Deputado distrital acusa presidente do sindicato patronal de ignorar demandas dos vigilantes e alerta para possível paralisação da categoria, que afetaria serviços essenciais no DF

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) manifestou apoio à categoria dos vigilantes terceirizados do Distrito Federal, que ameaçam entrar em greve devido à falta de avanços nas negociações da data-base, em 1º de janeiro. Durante discurso em plenário nesta terça-feira (10/06), o parlamentar criticou o Sindicato Patronal, liderado por Luiz Gustavo, por não apresentar propostas adequadas aos 20 mil trabalhadores, mesmo com mediação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A categoria rejeitou apenas um ponto da proposta judicial, que trata da redução do pagamento da intrajornada, mas o sindicato patronal se recusa a negociar.

Chico Vigilante criticou a postura do sindicato patronal, afirmando que ele desrespeita os trabalhadores. “Não existe ninguém mais prepotente do que o presidente desse sindicato. Os vigilantes já tiveram paciência demais, mas tudo que é demais uma hora transborda”, disse o deputado. Ele alertou que uma greve paralisaria bancos, hospitais e até o INSS.

Segundo o deputado, a categoria é estratégica para o funcionamento de serviços essenciais, como UPAs, UBS e hospitais, que dependem da segurança desses profissionais. A insatisfação, na avaliação do distrital, cresce diante dos lucros milionários das empresas terceirizadas, enquanto os trabalhadores enfrentam condições precárias.

O deputado encerrou o discurso reforçando seu apoio à possível greve: “Os trabalhadores irão dar a resposta que o sindicato patronal merece”, completou o deputado, durante o discurso realizado no plenário da CLDF.

Mais Notícias