Pesquisar
Close this search box.

Chico participa de reunião com Agnelo e trabalhadores rurais para discutir reforma agrária

O deputado Chico Vigilante participou na tarde desta quinta-feira (10) com o governador Agnelo Queiroz de uma reunião, na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), para tratar da reforma Agrária no âmbito do Distrito Federal. O encontro, que contou com a presença de organizações sociais que integram o Fórum do DFE pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, teve como principal objetivo discutir a questão agrária e a melhorias para os trabalhadores rurais do Distrito Federal. Entre outros, estavam presentes na reunião, os deputados federais, Erika Kikay, Geraldo Magela e Roberto Policarpo.

Durante o evento, a coordenadora do Fórum de reforma Agrária e Justiça no campo do DF e Entorno, Vera Lúcia Martins, entregou ao governador Agnelo Queiroz uma pauta de reivindicação das entidades para melhorias na reforma agrária.

Entre outras reivindicações, eles pedem a disponibilidade de mais áreas possíveis de criação dos assentamentos de trabalhadores rurais, a retomada das áreas cujos processos de regularização foram indeferidas e das áreas cujos ocupantes não aceitam a regularização, destinando-as para assentamentos de trabalhadores rurais e mais políticas de valorização da mulher trabalhadora rural.

O presidente da CONTAG, Alberto Broch, destacou a gestão democrática do governador Agnelo Queiroz. Por sua vez, agradeceu o apoio às ações realizadas, como o Grito da Terra Brasil (GTB), a Marcha das Margaridas, bem como as promovidas pelas entidades parceiras. “O senhor sempre nos recebeu e negociou conosco as nossas pautas. Por isso, deixo aqui o nosso reconhecimento, pessoalmente a você e ao seu governo. Além do mais, o DF é o palco das nossas ações”, destacou. “Portanto, agradecemos o seu governo pelos incentivos para a agricultura familiar. Mas, queremos, nessa reunião, apresentar as nossas reivindicações. Precisamos de desapropriações para fins de reforma agrária para fortalecer a agricultura familiar nesta região”, disse.

O Agnelo Queiroz destacou que os movimentos sociais e agrários do DF sempre ajudaram o governo a construir ações e políticas, possibilitando o avanço dos fóruns e a garantia de conquistas fundamentais para o campo. “Estamos fortalecendo a nossa Emater, a organização da produção, temos uma política de regularização fundiária e de acesso à terra. Estamos fazendo reforma agrária com assistência técnica, organização da produção e com um conjunto de políticas para o meio rural. Só no ano passado, compramos R$ 20 milhões em produtos da agricultura familiar, via programa de compras governamentais. Portanto, temos a política, o que precisamos é aprofundá-la. Temos compromisso com os trabalhadores(as)”, disse.

O governador também apresentou várias ações e obras já realizadas ou em desenvolvimento pelo governo com relação à questão agrária, ao fortalecimento da agricultura familiar e ao combate à pobreza rural. “Precisamos avançar mais e dar condições dignas para os trabalhadores continuar produzindo, com infraestrutura, água e energia elétrica”, destacou.