Pesquisar
Close this search box.

Chico critica tentativa de senador goiano de diminuir os 19% do DF do Fundo Constitucional

Durante a sessão ordinária da tarde da quarta-feira (12), o deputado Chico Vigilante usou o comunicado de líderes para criticar o projeto de lei do Senador eleito Ronaldo Caiado (DEM-GO), que está tramitando rapidamente na Câmara dos Deputados  que pretende diminuir os 19% que o Distrito Federal tem para investimento do Fundo Constitucional do Centro-Oeste.

O deputado classificou como “sórdida” a   tentativa de Caiado, pois, para ele, esse montante “é quem financia a nossa produção, financia as nossas empresas e ajuda a gerar emprego no Distrito Federal”. Na explicação do parlamentar, a ideia do deputado federal é retirar 10% do fundo, com isso , em vez de 19%, o Distrito Federal ficaria apenas com 9%. “Diz ele que o empresariado do Distrito Federal é incapaz de aplicar esses recursos e que os goianos é que são competentes para aplicá-los. Isso é um acinte, é um desaforo, um desrespeito com o nosso empresariado. Esse dinheiro faz a diferença do ponto de vista do desenvolvimento do DF”, desabafou Chico Vigilante.

O parlamentar encerrou o seu pronunciamento fazendo um apelo aos colegas parlamentares e ao presidente da casa, Wany de Roure, para que “ aprovarmos aqui, por unanimidade, uma moção de repúdio a esta iniciativa do deputado Ronaldo Caiado”. Além disso, Chico propôs ao deputado Wasny para que ele, como presidente da CLDF, peça uma audiência ao Presidente da Câmara dos Deputados e ao Presidente do Senado Federal e que convide todos os deputados Distritais para uma manifestação pública. “Não podemos aceitar passivamente que esse pessoal venha aqui e tire esse recurso, que é importante, que é fundamental para o desenvolvimento do Distrito Federal”, destacou.

O Fundo Constitucional do Centro-Oeste foi revitalizado no Governo do Presidente Lula e tem servido efetivamente para ajudar na geração de emprego e renda no Distrito Federal através do crescimento das empresas.